Seja como vilão, agente secreto ou assassino profissional, o ator Jason Statham ("Meg") é conhecido pelos seus filmes de ação e pancadaria. Mas nada apontava para que, na vida real, fosse acusado de estar envolvido num esquema de fraude, mesmo que não tenha sido ele a fazê-lo. Confuso? Nós explicamos.

Uma mulher, cuja identidade não foi revelada, diz ter sido vítima de burla por Jason Statham. Mas não do verdadeiro. O fraudulento é alguém que se fez passar pelo ator britânico. A vítima, em declarações à "BBC", afirmou que foi alvo de uma fraude durante um momento mais sensível da sua vida.

Exposição sobre violência doméstica com Barbies gera polémica no Reino Unido
Exposição sobre violência doméstica com Barbies gera polémica no Reino Unido
Ver artigo

Tudo começou quando o alegado Jason Statham iniciou uma conversa com a vítima através de uma página de fãs no Facebook. "Eu pensei: 'Ó, isto é fixe da parte dele, falar com os fãs'. Fiquei impressionada, não sei", contou.

Após algum tempo a conversar, o falso Jason incentivou a mulher a conversarem no WhatsApp onde falaram durante meses. Chegou a um ponto em que disse que a amava e que precisava de ajuda monetária devido ao atraso de um pagamento de um filme.

Apesar de ter recusado divulgar a quantia exata de dinheiro que transferiu para o falso Jason, a vítima disse à estação de rádio britânica que "o valor transferido era substancial". "Teria feito diferença na minha vida e na minha família", revelou.

Como saber se alguém o desamigou ou bloqueou no Facebook
Como saber se alguém o desamigou ou bloqueou no Facebook
Ver artigo

Quando se apercebeu do sucedido, a mulher fez queixa à polícia de Manchester. De acordo com o detetive Craig Moylon, da Unidade de Crimes Económicos, citado pela BBC, este tipo de fraudes são uma epidemia e este caso é só a ponta de um iceberg ainda maior.

"A fraude é uma epidemia. A quantidade de pessoas que denunciam fraudes é apenas 5% ou 10% do universo de pessoas que são realmente vítimas", explicou o detetive.

Os resultados de uma pesquisa, publicados a 25 de abril pelo Office for National Statistics, indicam que cerca de 6,6% dos adultos (pouco mais de três milhões de pessoas) já sofreram algum tipo de fraude no ano passado.