Durou apenas oito dias. A exposição "Girls' World", feita com bonecas Barbie e que ilustra a vida de vítimas de violência doméstica, exposta a 10 de abril, foi retirada da montra da Pineapple Gallery, no Reino Unido, a 18 de abril.

Criada por Lidia Lidia, uma artista que se considera uma "artivista", esta exposição mostra várias bonecas a serem agredidas ou vítimas de abusos sexuais. Foram recebidas várias queixas que fizeram com que a exposição fosse retirada da montra para outra área, algo que já era expectável por parte dos responsáveis.

Homens com profissões associadas às mulheres. "Infelizmente, ainda confiam menos em mim por ser homem"
Homens com profissões associadas às mulheres. "Infelizmente, ainda confiam menos em mim por ser homem"
Ver artigo

Em declarações à "ITV", a 27 de abril, o co-diretor da Pineapple Gallery, Bobby Benjamin afirmou que já sabia que iriam receber reclamações, mas que o importante era consciencializar a população para a existência da violência doméstica a mulheres e crianças.

"Era o que queríamos que a exposição fizesse — colocar isso [violência doméstica] na cara das pessoas. Talvez não fosse o nosso dever provocar essa discussão, mas alguém tinha que o fazer", disse o co-diretor da galeria, acrescentando ainda que "as pessoas não querem falar sobre essas coisas, porque teriam de admitir que elas existem."

Presidente da Disney sobre Hitler: "Teria adorado as redes sociais"
Presidente da Disney sobre Hitler: "Teria adorado as redes sociais"
Ver artigo

O risco desta exposição era conhecido, mas os responsáveis decidiram avançar na mesma. Demorou apenas oito dias até que, devido a várias queixas, foram obrigados a mudar a exposição para a sala principal, no interior da galeria.

De acordo com um comunicado da Pineapple Gallery, publicado a 18 de abril, as reclamações vieram de pessoas que nem sequer leram a informação acerca da obra de Lidia Lidia.

"Ficou claro que muitas dessas queixas vieram de pessoas que, quando questionadas, não se deram ao trabalho de ler as informações que acompanham as imagens. O que é uma vergonha, pois é a mensagem que é importante dentro deste trabalho", pode ler-se.

Revista "Cristina". Será que isto não é liberdade ou nós é que somos conservadores?
Revista "Cristina". Será que isto não é liberdade ou nós é que somos conservadores?
Ver artigo

Aquando de toda esta polémica em torno da exposição "Girls' World", a artista Lidia Lidia resolveu intervir dois dias depois da mudança da exposição. Numa mensagem partilhada no Facebook da galeria, a artista agradeceu a confiança dos responsáveis da Pineapple Gallery e pediu desculpa a quem visitou a exposição e não gostou do que viu.

"Eu gostaria de pedir desculpa às pessoas que acharam o meu trabalho desconfortável e acharam desnecessário ser exibido em tal local. Estou totalmente ciente de que meu trabalho é provocativo e às vezes perturbador, mas acredito fortemente que a arte hoje em dia é uma das ferramentas mais poderosas para moldar uma sociedade justa e igualitária", começou por escrever Lidia Lidia.

A artistas deixou ainda um apelo: "Eu sei que pode ser difícil enfrentar conversas com algumas crianças muito pequenas, mas nunca é cedo demais para educá-las e devemos ter em mente que a maioria das vítimas de todo tipo de violência são crianças".

A exposição "Girls' World" vai continuar na sala principal da Pineapple Gallery até ao dia 11 de maio.