Em nome de uma maior mobilidade na cidade e também como forma de promover a atividade física, as escolas do primeiro ciclo de Lisboa vão ter aulas dedicadas a ensinar as crianças a andar de bicicleta. A iniciativa faz parte do programa "Lisboa sem rodinhas!" e arranca já nesta segunda-feira, 29 de abril, em 12 escolas da capital.

De acordo com um comunicado oficial da Câmara Municipal de Lisboa (CML), mais de 800 crianças vão aprender a andar de bicicleta com esta iniciativa, que tem como objetivo final que todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico das escolas públicas de Lisboa consigam realizar esta atividade física.

Também em comunicado, a autarquia avançou que pretende sensibilizar a população para “uma mobilidade sustentável e para os modos ativos, incluindo o uso da bicicleta no dia a dia”. O programa será integrado no Programa de Apoio à Educação Física Curricular para as Escolas do primeiro ciclo do ensino básico, que decorre durante o período escolar nas instalações dos estabelecimentos de ensino — e é gratuito.

Fomos experimentar as Jump, as novas bicicletas elétricas da Uber
Fomos experimentar as Jump, as novas bicicletas elétricas da Uber
Ver artigo

Nesta fase da iniciativa, a oferta será composta por seis aulas de 45 minutos ao longo de três semanas consecutivas, o que resulta em duas aulas por semana. O programa arranca no dia 29 de abril nas Escolas Básicas do Parque das Nações, na Escola Básica Vasco da Gama, nas EB Lumiar, na EB Luz Carnide, na EB São Vicente e na EB Manuel Sérgio.

Numa segunda fase serão integradas a Escola Básica 1 São João de Deus, a EB Dom Luís da Cunha, a EB1 Telheiras, a EB Moinhos do Restelo, a Escola Básica Prista Monteiro e Escolar Básica de Caselas.

Para além deste projeto, a CML também tem aulas de iniciação à bicicleta, para quem nunca aprendeu ou está destreinado: o próximo curso começa a 11 de maio, na Escola de São Vicente de Telheiras. Só precisa de ter mais de 14 anos, uma altura mínima de 1,55 cm e increver-se previamente até dia 8 de maio. O curso tem um custo total de 19,70€ para três sessões e as aulas decorrem aos sábados de manhã.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.