11 páginas da Wikipédia com curiosidades que não vai conseguir parar de ler

Desde a desconstrução de mitos até às últimas refeições de condenados à morte, há muito para saber nestas páginas.

Não, a Grande Muralha da China não é visível do espaço

Diego Jimenez / unsplash

Na sua essência, o ser humano é curioso, o que explica o desejo mórbido de olharmos para um acidente de viação, a necessidade de, logo desde crianças, desmontarmos os carrinhos de brincar e as casas de bonecas para perceber o que está lá dentro, ou a mania de nos viciarmos em histórias de crimes reais.

E como curiosos que somos, há momentos em que desejamos saber todos os detalhes sobre qualquer fenómeno do mundo, seja a lista de passageiros do Titanic ou os filmes que já foram proibidos em determinados países.

A pensar nisso, o site “BuzzFeed” reuniu uma lista das páginas de Wikipédia mais caricatas, mórbidas ou curiosas — e nós escolhemos 11 que pode conhecer caso tenha algum tempo para matar.

Lista de acidentes no Disneyland Resort, na Califórnia, Estados Unidos

Apesar de os parques Disney serem um local associado diretamente a diversão, já aconteceram vários incidentes nestes locais, dos mais aos menos graves. De acordo com esta página, que explora ao detalhe tudo o que já aconteceu no parque californiano (incluindo mortes), os conhecidos parques de diversão são alvo de mais de 100 processos anualmente.

Última refeição de condenados à morte

Em 2019, alguns países ainda aplicam a pena de morte, como os Estados Unidos e o Japão, entre outros. Em algumas destas nações, os condenados à morte têm direito a uma última refeição antes de serem executados, refeições essas que esta página aborda especificamente. Por exemplo, quando John Wayne Gacy foi morto em 1994, por injeção letal, pediu para a sua última refeição 12 camarões fritos, um balde de frango frito do restaurante KFC, batatas fritas, morangos e Coca-Cola Diet. Na verdade, antes de ser condenado, John Wayne Gacy trabalhou como gerente em três restaurantes da cadeia de fast-food KFC.

Passageiros do RMS Titanic

Aquando da sua viagem inaugural (e única), dizia-se que o Titanic era um navio inafundável. Todos sabemos que tal não correspondia à verdade, com o navio a sofrer um embate contra um icebergue que conduziu ao naufrágio do mesmo, com mais de duas mil pessoas a bordo. Cerca de 1.500 pessoas perderam a vida neste trágico acidente em 1912, e todos os nomes dos passageiros conhecidos estão descritos nesta página, bem como informação pessoal, histórias e a anotação se sobreviveram ou não ao naufrágio do navio.

Lista de pessoas que morreram a escalar o Monte Evereste

O Monte Evereste é a montanha mais alta do mundo, o que faz com que seja o sonho de muitos alpinistas — ou, pelo menos, dos mais corajosos. Cerca de 300 pessoas já morreram a tentar chegar ao cume da montanha, pelas mais variadas razões: há quem tenha caído, outros morreram em avalanches e há aqueles que simplesmente desaparecido sem deixar rastro. Esta curiosa página reúne dados sobre todas essas pessoas.

Lista de filmes proibidos

Anualmente, estreiam-se centenas de filmes no mundo, das grandes produções de Hollywood aos filmes independentes, mas tal não quer dizer que todos os países tenham interesse em divulgá-los. Aliás, países como a Coreia do Norte ou a China são conhecidos por banir muitas das produções de Hollywood. Nesta página, encontra uma longa lista de todos os filmes que já foram proibidos em vários países do mundo, como “O Lobo de Wall Street” — a produção protagonizada por Leonardo DiCaprio foi banida dos cinemas no Cambodja e em grade parte dos países do continente africano.

Cronologia do futuro

Nesta página, pode encontrar várias teorias elaborados por cientistas sobre aquilo que o futuro reserva para a humanidade, focando-se na exploração do espaço, no planeta Terra e no Sistema Solar.

Lista de aviões desaparecidos

Não é apenas no Triângulo das Bermudas que desaparecem aviões: esta página foca-se em detalhe em muitos dos casos de aviões desaparecidos desde 1856, incluindo o mistério à volta de Amelia Earhart e do voo 370 da Malaysia Airlines.

Os julgamentos da Bruxas de Salém

Mais de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria no estado do Massachusetts, Estados Unidos, entre 1692 e 1693. Dessas duas centenas, 19 foram consideradas culpadas e enforcadas, embora muitas pessoas tenham a noção de que os condenados tenham sido queimados vivos. Esta página mostra uma cronologia dos terríveis eventos.

A praga de dança de 1518

Por mais caricato que seja referirmo-nos a uma praga de dança, a verdade é que, no ano de 1518, foi documentado um fenómeno que levou cerca de 400 pessoas a dançarem sem parar durante dias a fio. A “praga” durou perto de um mês, com muitas das pessoas a colapsarem no final — houve mesmo quem tenha morrido de exaustão e ataques cardíacos.

Combustão humana espontânea

Apesar de ser difícil de acreditar, esta página aborda um grupo de casos de pessoas, vivas ou mortas, cujos corpos entraram em combustão sem qualquer indício aparente de ignição.

Lista de equívocos comuns

Existem ideias que temos como factos comprovados, mas, por vezes, tal está longe da verdade. Um destes exemplos é a perceção comum a muitas pessoas de que a Grande Muralha da China é visível do espaço, o que é falso. Esta página identifica esta e outras conhecidas falsidades.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]