As palhinhas de plástico têm os dias contados na Europa. A 27 de março, o Parlamento Europeu aprovou a lei que proíbe a venda de plástico descartável a partir de 2021. Ainda faltam três anos, mas já há vários estabelecimentos e empresas comerciais a aderir a esta medida.

De acordo com o jornal "The Independent", vários clientes do McDonald's no Reino Unido pediram para que acabassem com as palhinhas de plástico na cadeia de restaurantes de fast food. Em junho, a empresa norte-americana atendeu ao pedido e, em setembro, começou a substituir o plástico por papel em todos os estabelecimentos espalhados pelo país.

Ministério do Ambiente da Dinamarca diz que sacos de pano ou papel podem ser piores do que os de plástico
Ministério do Ambiente da Dinamarca diz que sacos de pano ou papel podem ser piores do que os de plástico
Ver artigo

Em declarações ao jornal britânico, um porta-voz do McDonald's afirmou que "foram feitas palhinhas de papel que duram cerca de meia hora na maioria dos líquidos".

"[As palhinhas] Entraram em vigor depois do feedback dos clientes e estamos satisfeitos por fazer a coisa certa e tomar medidas significativas para reduzir nosso impacto ambiental", acrescentou a mesma fonte ao "The Independent".

Só que os clientes não gostaram. Após a medida da empresa norte-americana, gerou-se uma onda de descontentamento no Twitter, onde os clientes reclamavam que as novas palhinhas estavam a estragar os produtos.

Uma batata gigante nos Estados Unidos transformou-se num Airbnb
Uma batata gigante nos Estados Unidos transformou-se num Airbnb
Ver artigo

"Beber milk-shakes do McDonald's de uma palhinha de papel é mau", escreveu uma utilizadora. Outra pessoa optou por pedir instruções para beber um milk-shake através de uma das novas palhinhas de papel.

Um dos utilizadores publicou uma fotografia do estado em que ficou a sua palhinha de papel após ter tentado beber um milk-shake, perguntando à cadeia de restaurantes como é que era suposto beber algo através daquelas palhinhas.

Esta onda de indignação para com a medida do McDonald's britânico tem vindo a aumentar de tal forma que os clientes acabaram mesmo por criar uma petição online a pedir para que voltem as palhinhas de plástico. Neste momento, já tem mais de 35 mil assinaturas.