O filme sobre a vida de J.R.R. Tolkien, autor da trilogia de "O Senhor dos Anéis", ainda não estreou mas já se fala dele. E não necessariamente pelos melhores motivos. É que a família do escritor britânico já fez saber que não aprovou a realização do filme e, por isso, não reconhece a veracidade do seu conteúdo.

O comunicado à imprensa foi feito esta terça-feira, 23 de abril, e escreve o jornal britânico "The Guardian" que a família de Tolkien quer deixar claro que "não aprovaram, autorizaram ou participaram na produção deste novo filme e, por isso, não reconhecem, seja de que forma for, o seu conteúdo."

O novo projeto de Christopher Nolan poderá ter a duração de "três filmes"
O novo projeto de Christopher Nolan poderá ter a duração de "três filmes"
Ver artigo

Contactado pelo jornal, um dos porta-vozes da família esclareceu que o comunicado teve como único objetivo anunciar a posição da família. Não estão, por isso, previstas ações legais no futuro.

Ainda à mesma publicação, John Garth, autor da biografia "Tolkien and the Great War", considerou que a resposta da família foi sensata.

"Geralmente, estes biopics tomam alguma liberdade com os factos e este não vai ser diferente. O apoio da família de Tolkien iria significar dar credibilidade a divergências ou distorções da história. Enquanto biógrafo, já sei que vou estar ocupado a corrigir todos os equívocos que vão surgir assim que o filme estrear", explicou.

Cinema. 30 cenas que foram completamente improvisadas
Cinema. 30 cenas que foram completamente improvisadas
Ver artigo

"Tolkien", realizado por Dome Karukoski ("Coração de Leão"), deverá chegar às salas de cinema portuguesas a 25 de julho.

Com Nicholas Hoult ("Mad Max: Estrada da Fúria") no papel principal, vai acompanhar os vários momentos da vida do escritor que o terão inspirado a criar a Terra Média — o universo fantástico repleto de hobbits, feiticeiros, ogres e outras criaturas mágicas.

Mas o filme vai contar ainda com Lilly Collins ("Identidade Secreta") no papel de Edith Bratt, a pianista e mulher de Tolkien que terá servido como musa para a criação de algumas das suas personagens mais conhecidas.