Lisboa vai ter vários ciclistas a distribuir mais de 2 mil livros pelas ruas. A iniciativa, organizada pela Fnac, acontece já esta terça-feira, 23 de abril, e tem como objetivo celebrar o Dia Mundial do Livro através da partilha de todo o tipo de obras — desde romances a biografias.

Em comunicado enviado à imprensa, a Fnac informa que a ação vai decorrer entre as 8 e as 16 horas. Nesse período, qualquer pessoa pode receber um livro grátis pedindo a um dos dez ciclistas envolvidos nesta iniciativa para parar.

A segunda maior livraria do mundo onde todos os livros têm a capa à mostra fica no Funchal

E não vai ser difícil identificá-los: é que além das bicicletas estarem decoradas com vários elementos das lojas Fnac, os ciclistas vão ainda usar t-shirts com o logótipo da loja para que se perceba facilmente quem são. Basta acenar e pedir um livro.

A ação tem arranque marcado no Terreiro do Paço, em Lisboa, mas a ideia é que os ciclistas percorram algumas das ruas mais movimentadas da cidade. Durante todo o dia, a Fnac vai estar ativamente no Twitter e no Instagram a revelar pistas sobre a localização dos seus ciclistas para que os possa encontrar facilmente.

Além dos livros, a marca está ainda a promover um passatempo onde entram todos aqueles que partilharem, no Instagram, uma fotografia do livro que receberam do ciclista.

As 11 melhores séries que foram adaptadas de livros. Já as viu?

O único requisito é que, na publicação, que tem de estar visível a todos os utilizadores, identifique a conta @fnacportugal com a hashtag #TensTantoParaLer. Os vencedores habilitam-se a ganhar 100€ (em cartão oferta) para gastar em livros. E é válido em qualquer loja do País.

No Dia Mundial do Livro, todas as lojas Fnac vão estar com descontos entre 20% a 50% em todos os livros, incluindo as novidades.