O Instagram pode vir a esconder o número de gostos que as suas fotos recebem

A ideia passa por reduzir a pressão que vários utilizadores possam sentir antes de fazerem uma publicação na rede social.

A funcionalidade foi descoberta por uma engenheira informática

Maria Shanina/Unsplash

Há cada vez mais pressão para fazermos a publicação perfeita nas redes sociais. O objetivo é sempre o mesmo: gerar partilhas, gostos e comentários. Mas parece que o Instagram quer mudar a forma como a plataforma é utilizada e pode vir a ocultar o número de gostos que uma imagem recebeu. A ideia é eliminar a pressão que os utilizadores sentem antes de partilhar as suas fotografias.

A novidade foi descoberta esta quinta-feira, 18 de abril, por Jane Wong, uma engenheira informática que ganhou reconhecimento depois de revelar várias funcionalidades escondidas dentro de aplicações como a do Facebook ou a do Instagram.

A opção explica a visão da empresa para o futuro: “Queremos que os seus seguidores se foquem naquilo que partilham e não no número de gostos que as suas publicações recebem. Durante estes testes, só a pessoa que partilha uma imagem ou um vídeo poderá ver o número de gostos que aquela publicação gerou.”

Embora Wong tivesse adiantado que a nova funcionalidade estava a ser testada pelo Instagram, uma porta-voz da rede social desmentiu.

“De momento, não estamos a testar esta opção. Mas é verdade que estamos sempre a pensar em várias formas de reduzir a pressão que os utilizadores possam sentir quando utilizam o Instagram diariamente”, terá dito um representante da rede social à revista “Tech Crunch”.

No entanto, isto não quer dizer que a rede social não venha a esconder o número de gostos nas publicações dos utilizadores. Só que, a acontecer, poderá ter de passar por vários ajustes como todas as outras funcionalidades que foram testadas antes de chegar à aplicação oficial.

Fica por saber, também, como vão os utilizadores reagir a esta mudança. É que o número de gostos associado a cada partilha faz parte da imagem de marca do Instagram desde que foi lançado, em 2010.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]