Quando dois adeptos do Benfica chegaram a Frankfurt para assistir ao jogo do seu clube contra o Eintracht para a Liga Europa, depararam-se com um pequeno problema: estavam em Frankfurt an der Oder, quando o estádio ficava em Frankfurt am Main. As duas cidades estavam separadas por mais de 600 quilómetros — o equivalente a cerca de seis horas de viagem de carro.

Os adeptos partilharam a aventura no Instagram e as imagens correram as redes sociais, encheram noticiários e foram comentadas um pouco por todo o mundo. Só que nada daquilo era verdade.

Um dos adeptos que mais aparece nos vídeos chama-se Marcelo Rodrigues, tem 29 anos, e é ator. Em declarações exclusivas à MAGG, Marcelo contou que apesar de ter estudado em Londres e em Portugal, vive em Berlim, na Alemanha, há cerca de nove meses e é onde tem apostado na sua carreira profissional.

“Esta rapariga destruiu a minha vida". O cartaz afixado nas ruas de Lisboa
“Esta rapariga destruiu a minha vida". O cartaz afixado nas ruas de Lisboa
Ver artigo

"Comecei do zero como ator em Berlim. Já fiz curtas-metragens, anúncios de publicidade e agora estou a fazer uma peça de teatro", conta. A ideia para os vídeos que foram publicados na sua conta de Instagram foram um convite da "11 Freunde", uma das revistas de deporto de maior tiragem na Alemanha.

"A minha agente ligou-me a dizer que a '11 Freunde' queria um ator português para viajar de Berlim a Frankfurt an der Oder no dia anterior ao jogo entre o Eintracht e o Benfica", conta. E Marcelo só teve que se preocupar em representar.

"A revista criou a conta de Instagram falsa e houve toda uma equipa de produção envolvida sendo que, à partida, ninguém seria capaz de desconfiar dos vídeos que lançámos", continuou.

Uma das publicações partilhadas na página de Instagram falsa

E o objetivo era só um: contar uma história falsa e ver até que ponto é que se tornava viral. E viralizou mais do que Marcelo e qualquer outra pessoa envolvida no projeto estavam à espera.

Apesar de nos vídeos dar vida a um adepto acérrimo do Benfica, Marcelo não percebe nada de futebol.

"Isto é tudo irónico porque eu nunca liguei a futebol. Por acaso sou do Benfica, mas foi uma daquelas coisas que escolhi por acaso. Como o meu pai era do Sporting, eu escolhi ser do Benfica", brincou.

Marcelo diz estar a começar a carreira de ator do zero em Berlim

Mas embora os vídeos tenham sido partilhados um pouco por todo o mundo, o fenómeno da fácil difusão de conteúdo falso é "preocupante e triste", segundo conta.

"Deixa-me triste como é que uma notícia, que não é notícia, se torna viral quando há coisas tão mais importantes neste mundo que merecem tanta ou mais atenção. Moçambique está sem nada, por exemplo, mas as pessoas viram um parolo a conduzir para Frankfurt e acharam piada e até mais relevante. É tão pobre quanto isto e ninguém nos procurou para tentar saber se isto era mesmo verdade", lamenta.

A Instagram Story publicada por Marcelo na sua página pessoal

O telefone só começou a tocar com chamadas de jornalistas quando fez um Instagram Story a explicar que era tudo mentira. Ainda assim, não foram muitos — uns quantos alemães, um francês e a MAGG.

Na ausência de entrevistas, vão surgindo outras propostas através do Instagram. "Desde ofertas de casas de apostas alemãs que se disponibilizaram a dar dinheiro para apostarmos no jogo ou a pessoas que nos ofereciam casa para ficarmos, houve de tudo."

Vítima de violência sexual, Marcella espalhou cartazes na Faculdade de Letras
Vítima de violência sexual, Marcella espalhou cartazes na Faculdade de Letras
Ver artigo

Apesar de ter sido um trabalho relativamente pequeno, Marcelo olha para aqueles vídeos e não se revê em nada. "Olho para aquilo e não sou eu, mas dá-me gana porque foi um desafio que, depois de ter sido concluído com sucesso, me dá vontade de fazer mais coisas", continua.

Nos próximos dias vão sair vários vídeos e artigos na revista "11 Freunde" a explicar como nasceu a ideia, como foram filmadas todas as Instagram Story e algumas das aventuras por que toda a equipa atravessou.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.