Chama-se Poetry Slam e embora o nome possa parecer estranho, a premissa do evento é muito simples: os participantes levam poesia escrita por si e declamam-na em palco em frente a uma plateia. A avaliação é feita por um júri, selecionado aleatoriamente através de vários membros do público e a entrada é gratuita para todos — tanto para os artistas como para os que apenas querem assistir.

O arranque da competição está marcado já para este sábado, 20 de abril, às 22 horas no Com Calma — Espaço Cultural, localizado em Benfica, Lisboa.

Foi lançado um arquivo extenso sobre a vida e obra de Charlie Chaplin
Foi lançado um arquivo extenso sobre a vida e obra de Charlie Chaplin
Ver artigo

As performances têm uma duração máxima de três minutos e vale tudo menos o uso de música ou acessórios que possam roubar a atenção ao que realmente importa: a palavra.

As apresentações podem ser feitas a solo ou em grupos de dois ou três artistas. O único requisito é que a poesia a ser apresentada em palco seja de autoria própria e os participantes sejam maiores de 16 anos.

A competição vai funcionar através de um sistema de rondas onde o júri, através de um sistema de pontuações, avalia entre zero a dez pontos cada atuação. No final, é escolhido um vencedor e um prémio a ser atribuído. 

Ana pede que lhe contem histórias e transforma-as em peças de teatro
Ana pede que lhe contem histórias e transforma-as em peças de teatro
Ver artigo

A ideia de realizar competições de poesia deverá ter nascido em meados 1984. Na altura, Marc Smith, um poeta norte-americano, avançou a hipótese de esta arte literária ser apresentada a um público maior e mais diversificado e não apenas nas faculdades.

Desde então, foram já criados vários eventos de Poetry Slam um pouco por todo o mundo com vários participantes e vários estilos de declamação.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.