Só não podemos dizer que uniu a Dama e o Vagabundo, no filme da Disney, porque em vez de carne picada eram almôndegas que estavam no prato. Fora isso, apaixona todos os amantes de um bom prato de massa.

Falamos de esparguete à bolonhesa, a típica refeição italiana que junta carne picada, esparguete e polpa de tomate mas sobre a qual, e segundo o presidente da câmara de Bolonha, em Itália, andámos enganados a vida toda.

A notícia chegou no mês passado mas nem por isso deixa de ser insólita. Em declarações ao canal italiano "RAI", o político afirmou que apesar de a receita ser famosa em todo o mundo, não existe. Ou melhor, não é de Bolonha e, como tal, segundo o autarca, não devia ter o nome pelo qual é mundialmente conhecido. "Nós preferimos que Bolonha seja conhecida por ter inventado pratos como tagliatelle, tortellini ou lasanha", explicou.

Do pato ao leitão, são estas as carnes mais calóricas do mercado
Do pato ao leitão, são estas as carnes mais calóricas do mercado
Ver artigo

Virginio Merola assumiu a causa e é através da sua conta oficial de Twitter que tem publicado fotografias de cartas de restaurantes que vendem esparguete à bolonhesa. O objetivo? Classificar os pratos como "fake news".

A primeira publicação aconteceu a 25 de fevereiro, na qual o político publicou uma fotografia a ementa de um restaurante em Londres para criticar o nome do prato que dizia ser a especialidade do dia.

"Em relação às fakes news, estou a colecionar fotografias de esparguete à bolonhesa um pouco por todo o mundo", escreveu o presidente da câmara.

Virginio Merola deixou ainda um apelo para que os utilizadores partilhassem com ele mais casos destes, para que seja criada uma pequena comunidade de anti-fãs de esparguete à bolonhesa.

50 alimentos saudáveis que afetam (muito) menos o ambiente
50 alimentos saudáveis que afetam (muito) menos o ambiente
Ver artigo

Através dos testemunhos que vão surgindo em todo o mundo, Merola pretende apresentar os resultados numa exposição que irá estar presente na FICO Eataly World — a maior feira gastronómica do mundo que decorre entre 9 a 27 de abril.

Mas se é fã de esparguete à bolonhesa, não se preocupe porque pode continuar a fazê-lo, desde que chame o prato pelo verdadeiro nome: Ragù alla Bolognese.

É este o prato típico de Bolonha e que, na verdade, é praticamente igual àquele que é conhecido como esparguete à bolonhesa.

Ragù alla bolognese é o prato que equivale ao esparguete à bolonhesa

O Ragù é feito à base da mesma carne picada com polpa de tomate e em vez de ser acompanhado com esparguete, é acompanhado de tagliatelle — uma massa mais larga que o esparguete.