O comediante britânico Ian Cognito morreu na passada quinta-feira, 11 de abril, durante uma atuação em Bicester, no Reino Unido. Nos primeiros minutos o público terá pensado que fazia parte do espetáculo.

Cognito, de 60 anos, já não se estaria a sentir bem antes do espetáculo começar, mas mesmo assim insistiu em fazê-lo, conforme disse Andrew Birda, o dono do bar onde o espetáculo decorreu.

“Ele parecia-me normal e a falava alto. Lembro-me de pensar que ele deveria estar a passar um bom momento”, record Bird. A certa altura, o comediante terá dito a brincar: “Imaginem que morria aqui à vossa frente. Imaginem que tinha um ataque cardíaco e acordava a falar galês”. De acordo com um membro do público, o comediante terá feito esta piada 10 minutos antes de morrer.

Uns minutos depois, Cognito sentou-se num banco, começou a respirar com dificuldade e depois manteve-se em silêncio por cinco minutos, afirma a “BBC”. O público continuou a rir por julgar tratar-se de uma piada.

Os 6 melhores stand-up para ver na Netflix e rir até cair para o lado
Os 6 melhores stand-up para ver na Netflix e rir até cair para o lado
Ver artigo

Assim que se percebeu que algo estaria mal, o comediante foi ajudado por duas enfermeiras no local e por um polícia, até se chamar uma ambulância. Ian Cognito foi declarado morto no local.

Alguns dos seus colegas comediantes já reagiram no Twitter. Jimmy Carr escreveu: “O veterano da comédia Ian Cognito morreu em palco – literalmente. O público achou que fazia parte do espetáculo. Isto é que é compromisso para a comédia. Nunca vou esquecer a sua amabilidade quando eu comecei e o quão engraçado ele era”. O comediante Mark Steel comentou: “Abençoado sejas Ian Cognito. Morreu no seu habitat natural ontem à noite, no palco”.