Longe vai o tempo em que podia falar com os seus amigos sem ter de sair da aplicação do Facebook. A app de chat, lançada em 2011, causou discórdia porque os utilizadores não percebiam porque é que precisavam de outra aplicação para falar com as pessoas que adicionavam na rede social. No entanto, a verdade é que o processo se tornou tão automatizado e intuitivo que já são poucos os que se lembram de como tudo funcionava antes da mudança.

Mas parece que o Facebook vai voltar atrás e a funcionalidade de chat vai voltar a fazer parte da aplicação para smartphones e tablets. Mais ou menos.

A informação foi revelada esta sexta-feira, 12 de abril, pela investigadora Jane Wong através da sua conta oficial de Twitter. Wong conta que teve acesso a uma versão de teste da nova app e descobriu que o ícone do Messenger permitia, agora, conversar com os seus amigos sem sair da aplicação principal.

A investigadora explicou que a ideia surge como consequência direta do desejo da emprea em juntar todos os seus serviços de troca de mensagens. Isto significa que, no futuro, vai ser possível responder às mensagens do Instagram e do WhatsApp através da mesma plataforma.

No entanto, esta nova funcionalidade permite apenas uma conversação básica como enviar ou ler mensagens e utilizar ou não emojis.

Se quiser reagir às mensagens com emojis, utilizar gifs animados, fazer chamadas ou enviar fotografias, vai ter de abrir a aplicação oficial do Messenger.

Entrevistámos um polícia do Facebook em Portugal que impediu coisas horríveis na rede social

Esta nova versão da aplicação ainda está em versão de testes e desconhece-se, para já, a data de lançamento para equipamentos Android e iPhone.