As minhas escolhas para um bom pequeno-almoço

Entre Lisboa e o Porto, o que não faltam são lugares para se tomar o pequeno-almoço. Deixo-vos aqui algumas sugestões.

O pequeno-almoço tornou-se na minha refeição favorita graças a alguns destes sítios

faunaflora

Dizem que é a refeição mais importante do dia e eu não posso não concordar. Tomar um bom pequeno-almoço não só nos dá mais energia para enfrentar o dia, como melhora o nosso humor e em 99% das vezes é um verdadeiro momento de relaxamento.

Esta refeição tornou-se, sem dúvida alguma, na minha favorita, por isso decidi fazer um artigo sobre alguns dos melhores sítios para se tomar o pequeno-almoço entre Lisboa e o Porto. Alguns destes cafés estão na berra, mas há outros que passam despercebidos ao público mais desatento. Se estão na moda ou não, aquilo a que dou mais valor é a qualidade. Portanto, vamos a isso.

1. Pop Cereal

Se são fãs de cereais, então este sítio é para vocês. O Pop Cereal existe não só na capital, mas também no Porto e em Leiria. Desde Chocapic, Multi Cheerios com coco ralado a uma taça que mistura pudim de baunilha, Rice Krispies e chantilly, aqui nesta casa há cereais para todos os gostos.

PopCereal

2. Fauna & Flora

Mais conhecido pelos brunches que oferecem, este espaço também tem excelentes opções para o pequeno-almoço. Podem pedir uma bowl de granola, panquecas ou uma excelente tosta que envolve abacate. Mas estas delícias só estão disponíveis para os lisboetas que podem encontrar a loja na Madragoa.

faunaflora

3. Padaria da Esquina

Com um estilo diferente do sítio anterior, a Padaria da Esquina é conhecida pelo pão. Mas, além disso, os bolos são de chorar por mais. O que me dizem de um croissant brioche com calda de açúcar? O primeiro espaço abriu em Campo de Ourique, mas, entretanto, abriram mais uma loja em Alvalade, também em Lisboa.

Padaria-da-Esquina

4. Picaba Natural Café

É a olhar para o mar que se pode desfrutar das delícias que o Picaba Natural Café tem para nos oferecer. Localizado em Matosinhos, o que não falta são opções de sumo naturais e bowls de açaí ou de fruta.

PicabaNaturalCafe

5. Leitaria da Quinta do Paço

Se querem ser saudáveis logo pela manhã, vão ter de abrir uma exceção na ida à Leitaria da Quinta do Paço, porque aqui o éclair é rei. Há o clássico, mas podem sempre arriscar num arrojado éclair com caramelo artesanal ou de maracujá. E é possível prová-los tanto no Porto como em Lisboa.

Leitaria-Quinta-do-Paco

6. Tavi – Confeitaria da Foz

Na Tavi, localizada na Foz, no Porto, também é possível degustar a comida a olhar para o nosso belo oceano, aos mesmo tempo que nos refastelamos com a padaria deste local. Vejam a descrição deste menu “Toque Inglês”: iogurte e fruta fresca em pote, scones integrais com compota light e manteiga magra acompanhado por um chá. Já estão a salivar?

TaviConfeitariadaFoz

7. O Melhor Croissant da Minha Rua

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro croissants. Recentemente fiquei rendida ao Melhor Croissant da Minha Rua. Garanto-vos: é mesmo muito bom. Podem rechear com Kinder Bueno, requeijão com doce de abóbora ou nozes ou podem também optar por uma versão salgada, como é o caso do de presunto com queijo seco. A primeira loja abriu em Sesimbra e agora rumou até à capital.

melhorcroissantdaminharua

8. O Botanista

É no Cais Sodré, Lisboa, que fica o espaço do Botanista, onde reina o veganismo. E para quem chega de comboio a esta zona, acho que pode ser uma boa paragem pela manhã.

OBotanista

9. The Cru

Quem mora na linha de Cascais tem mesmo que experimentar o The Cru. Além de ter uma panóplia de opções na carta, o espaço também tem uma mercearia que privilegia produtos biológicos. Vejam o aspeto tentador da bowl de chocolate, que não tem nem açúcar nem laticínios.

thecru

10. Amélia

Por último, deixo-vos a sugestão da famosa Amélia, namorado do Nicolau, em Campo de Ourique. Desde os ovos, passando pelas waffles, até à pastelaria mais tradicional, desafio-vos a não se perderem nesta ementa.

Amélia

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]