Viver na Europa tem as suas vantagens e desvantagens. Mas são mais as desvantagens para quem vive na Europa de Leste. Isto segundo um estudo publicado no "European Heart Journal" sobre o efeito de viver em países onde o ar é mais poluído.

Segundo este estudo, uma pessoa que viva na Europa perde dois anos de vida, devido à poluição, sendo que esta poluição não está distribuída equitativamente pelo continente. Na Europa Oriental o ar é muito mais poluído do que na Europa Ocidental, havendo uma espécie de linha que divide o lado mais perigoso do menos afetado. Boas notícias para Portugal.

O relatório revela também que cerca de 800 mil pessoas morrem prematuramente na Europa por ano devido à poluição, cerca de 17% dos 5 milhões de mortes anuais no continente. Entre 40 a 80% do número total de mortes devem-se a efeitos secundários causados pelo ar poluído, mas não respiratórios. Estes casos estão associados a doenças cardíacas. Este estudo duplica os números divulgados anteriormente pela Organização Mundial de Saúde relativamente a mortes precoces devido à poluição.

Ministério do Ambiente da Dinamarca diz que sacos de pano ou papel podem ser piores do que os de plástico
Ministério do Ambiente da Dinamarca diz que sacos de pano ou papel podem ser piores do que os de plástico
Ver artigo

"Isto significa que a poluição causa mais mortes extra num ano do que o tabaco. Fumar é evitável, respirar o ar poluído não", afirma Thomas Munzel, cardiologista alemão, em entrevista ao "The Guardian".

Os investigadores acreditam que a poluição pode ser significativamente diminuída se se passar a usar cada vez mais energias renováveis, diminuindo também as mortes devido a este grave problema que aumentou 8% nos últimos cinco anos.

Num outro estudo, foi revelado o impacto económico que podia haver na Europa se a poluição fosse reduzida. Até 2025 poderiam ser poupados mais de 600 mil milhões de euros ao continente, ao ter menos custos de saúde, menos mortes prematuras, aumento do turismo e da valorização imobiliária de alguns sítios agora desvalorizados devido ao mau ar.

Há cidades na Polónia com um nível grave de poluição