Não espere que ao lavar o cabelo com estes champôs se forme a espuma que está habituado se tem por hábito usar produtos à venda em supermercados. É que, ao contrário do que possa pensar, espuma não é sinónimo de limpeza. É sinónimo, sim, de sulfatos, uma substância que, ainda que não apresente riscos para a saúde, pode remover a proteção natural do cabelo.

Não há sulfatos, assim como não há parafinas, derivados do petróleo, silicones, micro-plásticos, conservantes sintéticos, perfumes, corantes, parabenos, sais de alumínio. Sim, espante-se, tudo isto costuma fazer parte da maioria das listas de ingredientes de higiene ou cosmética.

Mas não na Less is More, uma linha de produtos de cabelo que nasce da fusão do trabalho entre um engenheira química e um cabeleireiro, na qual à preocupação com a eficácia se junta um cuidado especial com a escolha dos ingredientes, obtidos a partir de recursos renováveis ​​e, sempre que possível, de agricultura orgânica certificada. Além disso, são totalmente biodegradáveis. Os corantes e aromas artificiais são substituídos por óleos essenciais de tangerina, hortelã-pimenta, alecrim, limão ou laranja, entre outros, provenientes de quintas com produção biodinâmica, ou seja, que respeitam os ciclos da natureza.

Champô seco. Para que serve e como se utiliza?

Formada em química, Doris Brandhuber juntou as fórmulas exatas à paixão que sempre teve pela aromaterapia, pelo ambiente e por tudo o que fosse o mais orgânico e natural possível. Chegou até a recusar uma bolsa de investigação em Yale para se focar na criação de fórmulas que, mais tarde, deram origem à Less is More, implementada, pela primeira vez, no salão de Hannes Trummer, um cabeleireiro que se tornou também uma espécie de embaixador de uma marca que, ainda que tenha nascido na Áustria, já se espalhou pelo mundo — e em Portugal está à venda na rede de lojas Organii.

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E ainda que natural, orgânico, biológico e comércio justo sejam as palavras de ordem da marca, é importante que seja eficaz. A Less is More é primeira gama premium certificada e orgânica de produtos para o cuidado do cabelo.

Aqui não interessa tanto o tipo de cabelo, mas sim o desejo que tenho para o meu cabelo”, explica Cátia Curica, uma das fundadoras da Organii. É por isso que no site da marca é quase possível fazer um Tetris entre o que temos e o que queremos ter. Se clicar em champô, por exemplo, escolhe primeiro qual o seu tipo de cabelo — normal, seco, pintado ou encaracolado — e qual o objetivo, que pode ser reparação, volume, suavidade ou hidratação.

O’right. O champô que vem em frascos que se plantam e de onde nascem árvores

O mesmo acontece na linha de amaciadores, sprays de volume, lacas, ceras, tónicos e séruns. Os produtos podem ser comprados em loja ou online, com preços a partir dos 7,50€ (embalagens de 50 ml) ou 25€ (embalagens de 200 ml).