Quem é que ainda se lembra de passar tardes na cozinha a ver a avó bater as claras em castelo — ainda com uma vara de arames, que as avós não acreditavam nada em tecnologias —, a derreter a manteiga com o chocolate e a misturar tudo para, no final, nos deixarem rapar o tacho da mousse de chocolate? Eu era uma dessas pessoas e confesso que esta continua a ser uma das minhas sobremesas favoritas.

O problema é que, como tenho muito mais cuidados com a minha alimentação, evito comer açúcar e é muito raro verem-me a comer chocolates daqueles carregados de gorduras. Além disso, não gosto de manteiga.

5 restaurantes asiáticos para quem (não) adora sushi
5 restaurantes asiáticos para quem (não) adora sushi
Ver artigo

Confesso que tenho muitas vezes saudades da mousse que como na casa da minha avó (imperdível, a sério), por isso, esta quarta-feira, 3 de abril, dia em que se comemora o Dia da Mousse de Chocolate, resolvi pedir à minha nutricionista, a Daniela Duarte, autora do blogue Agita Kalorias, uma receita de mousse saudável para partilhar convosco. Não leva açúcares refinados e, se quiserem, até podem preparar uma versão vegana, basta substituírem os ovos por aquafaba — a água de cozer o grão, que, quando batida, fica com uma textura semelhante à das claras em castelo.

A receita é super fácil de preparar e encontram todos os ingredientes à venda em qualquer supermercado. Basicamente, só precisam de bater as claras (ou a aquafaba), misturar tudo e servir com os toppings que mais gostarem. Se gostarem de hortelã, podem adicionar umas folhas ao preparado para dar um toque diferente a esta sobremesa.

Acreditem, no final vão ter vontade de rapar o tacho.Tomem nota da receita.

Ingredientes:

— Meia lata de leite de coco
— Duas claras de ovo (ou 60 ml de aquafaba)
— Uma tablete de chocolate negro (com pelo menos 70% de cacau)
— Duas bananas

Preparação:

Batam as claras em castelo e misturem gradualmente com o leite de coco até se formar uma pasta espessa. Adicionem as bananas e triturem o preparado anterior.

Por fim, juntem o chocolate e triturem novamente até que fique tudo envolvido e a mistura comece a ganhar alguma cor. Se quiserem juntar a hortelã, podem fazê-lo neste momento.

Sirvam com topping de amêndoa laminada, banana ou outro que gostem. Podem deixar no frigorífico durante alguns minutos para ficar mais fresco.