Arthur Araújo Lula da Silva, neto de Lula da Silva, antigo presidente do Brasil, morreu a 1 de março com apenas 7 anos. Na altura foi noticiado que a criança teria meningite meningocócica e que não teria resistido ao agravamento do quadro infeccioso. No entanto, esta informação é agora desmentida pela prefeitura de Santo André (semelhante à Câmara Municipal, em Portugal).

A informação de que a morte de Arthur tinha sido noticiada erradamente foi avançada na passada sexta-feira, 29 de março, pela "Revista Fórum", que conseguiu falar com Alexandre Padilha, deputado federal e médico especialista em infectologia da Universidade de São Paulo.

Não deem beijinhos aos recém-nascidos — podem ser fatais
Não deem beijinhos aos recém-nascidos — podem ser fatais
Ver artigo

No velório da criança, a 2 de março, o deputado terá percebido as dúvidas da família em relação ao diagnóstico feito pelo hospital e pediu uma nova série de testes.

Segundo a mesma publicação, uma médica próxima da família que acompanhou o caso percebeu não só que o TAC de Arthur estava normal, mas também que o fluído cerebrospinal (presente entre o crânio e córtex cerebral) não apresentava registos da bactéria.

Piscinas de bolas são um ninho de bactérias para as crianças
Piscinas de bolas são um ninho de bactérias para as crianças
Ver artigo

Feitos novos testes, Alexandre Padilha revelou à "Revista Fórum" não ter dúvidas de que Arthur não tinha morrido de meningite. “O Arthur não morreu de meningite meningocócica. Não posso dizer do que ele morreu, porque a divulgação disso é uma decisão da família. Mas posso afirmar do que não foi. O agente etiológico não é o meningococo”, explicou.

A prefeitura de Santo André confirmou a informação esta segunda-feira, 1 de abril, mas não adiantou de que poderá ter morrido Arthur e especifica que toda e qualquer informação adicional só poderá ser cedida depois de autorizada pela família — que ainda não reagiu.