Pontadas no torax metem sempre medo. É afinal nesta zona do corpo que vivem órgãos vitais importantes, como o coração e os pulmões. São umas picadas especificas e que quase toda a gente já sentiu. Surgem sem motivo aparente e causam alguma sensação de pressão no peito. Assustam, mas o estado de alerta vai-se à velocidade da própria dor, que é rápida, como uma picada intensa e fugaz.

Provavelmente já experienciou isto: picadas repentinas no peito, que surgem sem hora, lugar ou circunstância marcada. Elas têm nome: chamam-se síndrome de captura precordial e é um fenómeno que não é nocivo, que não põe a vida em risco, que não causa sintomas secundários e que atua apenas de forma localizada, isto é, a dor não se alastra para outras partes do corpo.

Há uma razão científica que explica por que dói tanto quando batemos com o dedo do pé
Há uma razão científica que explica por que dói tanto quando batemos com o dedo do pé
Ver artigo

Remete-nos logo para a ideia de um ataque cardíaco, pela sua zona de atuação: incide numa área na parte da frente do peito, não maior que dois dedos, e que em frente ao coração — daí o nome precordial. Mas está longe de ser tão grave como aquilo que nos surge no imaginário: a dor é benigna, não se alastra para além desta zona, dura apenas entre 30 segundos a três minutos e é mais recorrente entre crianças, adolescentes e jovens adultos.

Mas porque é que acontece? A comunidade médica ainda não descobriu uma causa concreta, mas suspeita de que possa estar relacionado com uma irritação ou compressão dos nervos no revestimento interno da cavidade torácica — sem ligação a danos no coração ou pulmões.

A dor, sem cura ou tratamento, passa sempre, acreditando-se que possa estar relacionada com mudanças de postura abruptas. Há quem relate ainda que uma respiração profunda solucione a sensação, sendo que há também quem recorra a respirações curtas e superficiais. Mas as últimas não funcionam para toda a gente, porque esta forma de inspirar e expirar pode deixar mais agitado quem sofre de ansiedade. Da próxima vez que for atacado pelas picadas surpresa, ponha-se direito. Há quem diga que também funciona.