Na semana passada, a carcaça de uma cachalote grávida apareceu na Sardenha, em Itália. Tinha 22 quilos de plástico no estômago e carregava um feto morto. A notícia surgiu nos meios de comunicação social esta segunda-feira, 1 de abril, e é a prova de que ainda há muito para fazer. A instituição SeaMe Sardenha explicou que a baleia deveria ter abortado antes de encalhar, uma vez que o feto estava em avançado estado de decomposição.

Infelizmente esta história está longe de ser única. Uns dias antes, mais precisamente a 16 de março, uma baleia deu à costa nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago. A 28 do mesmo mês, um estudo disse que até as anêmonas-do-mar estão a ingerir microfibras de plástico — e mostrou-nos isso em imagens.

Animais. Depois de ver estas 20 fotos chocantes vai querer reciclar tudo
Animais. Depois de ver estas 20 fotos chocantes vai querer reciclar tudo
Ver artigo

Todos os anos, mais de 100 mil animais marinhos morrem na sequência da contaminação de plástico nos oceanos. E não estamos sequer a incluir as aves ou os ursos polares. Incapazes de distinguir lixo de comida, eles são o principal alvo de um uso descontrolado do plástico, que ainda por cima não é reciclado — segundo um estudo publicado na "Science Advances", o primeiro do género, 91% do plástico não entra nos ecopontos amarelos.

Só passaram três meses desde o início do ano, no entanto a quantidade de notícias de animais mortos devido ao plástico é assustadora. Se alargarmos a pesquisa ao último ano, o cenário é quase catastrófico.

Depois de lhe revelarmos fotos chocantes de animais vítimas do plástico, mostramos-lhe agora imagens impressionantes de baleias, tubarões e até ouriços que foram vítimas da poluição nos últimos meses. O plástico continua a ser o principal vilão, mas também há restos de vidro que se revelam fatais. Estudos mais recentes garantem: a situação é alarmante. Mas toda a gente pode ajudar fazendo algo tão simples como diminuir a utilização do plástico (temos algumas dicas neste artigo) e, claro, reciclando.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.