Uma das últimas novidades da HBO é a série “The Act”, da Hulu, que retrata a história real de Dee Dee Blanchard, uma norte-americana que sofria do síndrome de Münchhausen e inventou dezenas de doenças à filha, Gypsy Rose.

Mentiu à filha, à família e aos médicos, enganou fundações de solidariedade e falsificou documentos médicos numa tentativa de receber simpatia pela sua situação complicada. Gypsy viveu esta situação até aos 23 anos, altura em que conhece o namorado virtual, Nicholas Godejohn, e juntos orquestram o homicídio de Dee Dee.

Na série, antes de aparecer Nicholas Godejohn é-nos apresentado Scott. No terceiro episódio da série, que chegou à plataforma de streaming esta quarta-feira, 27 de março, o casal conhece-se numa convenção de ficção científica e começa a estabelecer uma relação por telemóvel e redes sociais. Mas será que isto aconteceu na realidade? E é verdade que fugiu para casa dele? E a mãe foi mesmo buscá-la?

Contamos-lhe tudo de seguida.

"The Act". A história macabra (mas verdadeira) da nova série da HBO
"The Act". A história macabra (mas verdadeira) da nova série da HBO
Ver artigo

Gypsy pesquisava frequentemente sobre rapazes

Esta até pode ser uma suposição verdadeira, mas não há provas que o comprovem. Ao canal “ABC News”, a vizinha de Gypsy, Aleah Woodmansee, afirmou que ela própria falava com a amiga sobre rapazes. “Ela mostrava interesse em rapazes e perguntava como os devia abordar”, explica. Ao mesmo canal, Woodmansee disse: “A Gypsy só queria ser uma adolescente normal”.

Gypsy tinha uma conta de Facebook secreta para falar com rapazes

Num artigo do site “Buzzfeed”, o qual serviu de base para a série “The Act”, é referida a conta secreta de Gypsy com o nome Emma Rose, exatamente como mostra a série. Esta conta era usada para falar com rapazes e com a vizinha Aleah Woodmansee. É sob o nome Emma Rose que Gypsy revela à vizinha que começou a namorar com Nicholas Godejohn — portanto, não houve nenhuma conversa no alpendre como mostra a série.

Gypsy conhece Scott numa convenção

A convenção FanOptiCon mencionada na série não é real e também não existem provas de que Gpysy se tenha encontrado lá com um homem vestido de Wolverine. No entanto, é verdade que ela conheceu um homem numa convenção em 2011. O site “Buzzfeed” afirma que Gypsy se terá encontrado com um homem de 35 anos numa convenção de ficção científica e que teriam começado a falar online pouco tempo depois de se terem conhecido.

Gypsy estava vestida de Cinderela quando conheceu o homem mais velho

Era comum Gypsy vestir-se de princesas da Disney – existem até fotografias da rapariga vestida de Cinderela na página de Facebook que mantinha em conjunto com a mãe. O que não existem são indícios de que a jovem estaria vestida dessa forma quando tomou contacto o homem mais velho misterioso. No entanto, a “ABC News” afirma que Gypsy estaria vestida de Cinderela quando conheceu Godejohn, que estava vestido de príncipe encantado.

"The Act". Quem é e onde está o pai de Gypsy Blanchard?
"The Act". Quem é e onde está o pai de Gypsy Blanchard?
Ver artigo

Gypsy encarna uma personagem quando conhece o Scott

Na série “The Act”, Gypsy aparece com uma peruca vermelha, vestida de Jean Grey – uma super heroína do universo Marvel. Na verdade não existem provas que corroborem este facto. No entanto, o “Buzzfeed” afirma que na relação que teve com Nick Godejohn era comum os dois vestirem-se de personagens e tirar fotografias.

Gypsy foge e vai para casa do homem mais velho

Gypsy foge de casa quando se apercebe que a mãe lhe mentiu sobre a sua data de nascimento e de que afinal era mais velha do que achava. Na série vai ter com Scott ao hospital depois de este lhe enviar uma mensagem a dizer que estava nas urgências. Seguem juntos para casa dele, e ainda chegam a beijar-se. Na vida real, e de acordo com o “Buzzfeed”, Gypsy fugiu efetivamente com o homem de 35 anos, que nunca chegou a ser identificado, e foram encontrados num quarto de hotel. Não existem, no entanto, relatos de beijos.

A mãe de Gypsy apareceu para a trazer de volta a casa

Na realidade e na ficção, é verídico que Dee Dee tentou encontrar a filha que tinha fugido. Na vida real, segundo o “Buzzfeed”, a mãe de Gypsy mostra ao homem mais velho os papéis que confirmam que Gypsy é uma criança com 15 anos (na realidade tinha 19). Na série, Dee Dee grita a Scott que a filha tem 14 anos.