A lingerie é um dos acessórios mais importantes para qualquer mulher – o modelo, o tecido, o tamanho, tudo importa, não apenas em termos estéticos, mas também para a própria saúde e bem-estar de quem o veste. No entanto, são poucas as mulheres que sabem ao certo como cuidar e conservar estas peças íntimas.

Para esclarecer as dúvidas mais comuns no que toca à lavagem de soutiens, Débora Ramos, que pertence à equipa da gigante de lingerie La Perla há 20 anos, deu os seus conselhos em entrevista à revista “Who What Wear”.

Segundo a especialista, a higienização é simples mas vai sempre depender dos tecidos e modelos em questão.

Afinal, deve-se ou não usar sutiã?
Afinal, deve-se ou não usar sutiã?
Ver artigo

Quantas vezes por semana devemos lavar o soutien?

Segundo a especialista, os soutiens podem ser utilizados duas vezes antes de serem colocados a lavar. “Como eles estão em contacto direto com a pele, precisam de ser mantidos o mais higienizados possível”. Para conseguir fazer destas lavagens semanais uma rotina, Debora recomenda que se possuam, no mínimo, três ou quatro soutiens, "para que nunca fiquemos sem soutiens lavados para utilizar”.

Que tipo de lavagem deve ser feita?

Tendo em conta a delicadeza da maioria dos tecidos utilizados nos soutiens, Debora Ramos aponta a lavagem à mão como a melhor solução.

E a temperatura?

Segundo a especialista, quando o assunto é a temperatura, as respostas não são consensuais. “Escolher a temperatura pode ser complicado. Se optarmos por água fria, pode não limpar a peça completamente. Por outro lado, demasiado quente corremos o risco de danificar o tecido. Assim, água tépida é a solução ideal”.

Em caso de não poder fazer a lavagem à mão

São muitas as vezes em que  falta de tempo 8ou de vontade) impede que estas peças seja lavadas à mão. Para estes casos, Debora aconselha a que se verifique sempre que os ganchos do soutien estejam apertados antes de o colocar a lavar – de forma a evitar que estes se prendam em outras peças e as danifiquem. Para este problema, aponta ainda uma segunda solução – lavar os soutiens num saco separado, próprio para ir à máquina.