As emissões de dióxido de carbono no mundo, gás poluente com fortes implicações no aquecimento global, continuaram a aumentar em 2018, registando o ritmo de crescimento mais rápido dos últimos cinco anos. Tendo em conta estes números, o NEYA Lisboa Hotel tem vindo a esforçar-se para diminuir a pegada ecológica de ser um hotel de portas abertas no centro de Lisboa.

Esse esforço foi agora recompensado. Acaba de se tornar o primeiro hotel no país neutro em emissões de carbono — o único hotel carbono zero em Portugal. O objetivo já estava definido desde o ano passado pelo hotel, que quer contribuir para a mitigação do aquecimento global e das alterações climáticas do planeta.

Face ao ano de 2017, o hotel conseguiu uma redução adicional de 27,7% de emissões de carbono emitidas para a atmosfera, totalizando 202,9 toneladas de CO2e. Estas emissões serão compensadas, ainda este ano, através de uma ação de plantação realizada numa área de floresta nacional.

O NEYA Lisboa Hotel estabeleceu, no ano passado, uma parceria com a Ponto Verde Serviços, que realizou um cálculo estimativo das emissões de CO2e, resultantes do consumo de energia, mobilidade, estadias, transporte de matérias primas e produção de resíduos.

Em novembro passado, as emissões de carbono relativas a 2017 foram compensados através de uma ação de plantação de 750 árvores no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Marvão, minimizando assim o seu impacto no meio ambiente.

Abriu o hostel mais sustentável de Portugal (e conta com a ajuda dos turistas)
Abriu o hostel mais sustentável de Portugal (e conta com a ajuda dos turistas)
Ver artigo

O hotel NEYA é protagonista de um conceito sustentável através da implementação de uma forte política de responsabilidade ambiental e modelo de gestão eficiente. Exemplo disso é que, a propósito da hora do planeta, além de apagar as luzes entre as 20h30 e as 21h30, no restaurante do hotel vai ser servido um jantar, cuja preparação é baixa em carbono e é para ser degustado à luz das velas.

Recentemente foi também nomeado para o prémio World Travel Awards na categoria de “Portugal Leading Green Hotel”. Localizado no coração de Lisboa, o hotel apresenta-se como um quatro estrelas superior. Disponibiliza 76 quartos, incluindo quatro suites, e quarto adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.