A Lei do Tabaco deve ser, segundo a vice-presidente da Comissão de Saúde, Maria Antónia Almeida Santos, "prioridade de qualquer política de saúde". À TSF, a esponsável lembra a importância de proteger os não fumadores, que se tornam fumadores passivos, em muitos locais públicos e implementar medidas para a redução do consumo de tabaco.

É por isso que, tanto em Portugal como lá fora, são cada vez mais os espaços livres de fumo. O mais recente recinto onde não vai ser possível fumar é a Disney, e isto já a partir de dia 1 de maio. Os parques aquáticos, bem como o ESPN Wide World of Sports Complex também estão incluídos na medida.

Também esta semana foi anunciado pelo comissário europeu da Saúde e Segurança, Vytenis Andriukatis, que a União Europeia quer implementar em todos os estados-membros, a proibição de fumar na praia. O objetivo é, segundo avança o Correio da Manhã, reduzir o consumo de tabaco, que mata 6 milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, a medida não é nova em alguns locais da Europa, sendo que na praia de Sa Boadella, em Lloret de Mar, já não se fuma desde o início de 2018. Em Itália, na praia de Bibione, não vai ser permitido o fumo a partir do mês de maio.

Estudo. Cigarros eletrónicos podem provocar cancro dos pulmões e insuficiência cardíaca
Estudo. Cigarros eletrónicos podem provocar cancro dos pulmões e insuficiência cardíaca
Ver artigo

A organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, anunciou também na quinta-feira, 28 de março, que será proibido fumar nos locais de competição e também nos arredores, uma regra anti tabaco muito mais restritiva que a lei existente no Japão.

Durante o evento, não será possível fumar em nenhuma das instalações que receberão as competições, nem cobertas ao ar livre, nem nas áreas ao seu redor. Essa proibição também é válida para os cigarros eletrónicos e o tabaco aquecido.

Desde o início de 2018, altura em que entrou em vigor a nova Lei do Tabaco, que é proibido fumar em parques infantis, infantários, creches e outros estabelecimentos de assistência infantil, lares de infância e juventude, centros de ocupação de tempos livres, colónias e campos de férias ou outros locais destinados a menores de 18 anos.