O Japão é o passaporte mais poderoso do mundo, juntamente com Singapura e a Coreia do Sul. Os cidadãos destes países podem visitar 189 países em todo o mundo, sem necessidade de pedir visto. É esta a conclusão de um ranking global, que todos os anos divulga a lista dos passaportes que nos permitem viajar para o maior número de destinos. Em segundo lugar no ranking está o passaporte alemão, enquanto o passaporte do Reino Unido subiu para ocupar o quinto lugar no ranking, com acesso a 185 países. Portugal divide o quinto lugar com o Reino Unido, Áustria, Holanda, Noruega e Suíça.

O passaporte dos EUA ficou em sexto lugar com a possibilidade de visitar 184 países. No extremo oposto da tabela, o passaporte menos poderoso do mundo é aquele emitido pelo Afeganistão, pois os cidadãos só têm acesso a 30 países.

O ranking foi produzido pelo Índice HenleyPassport, com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A associação analisa em quantos países um portador de passaporte pode entrar sem visto, ou com visto na chegada.

10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
Ver artigo

O HenleyPassport adverte para a possibilidade de haver um tempo incerto para o passaporte do Reino Unido, devido ao Brexit. Florian Trauner, professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas, disse ao "Daily Mail": "Post-Brexit, é provável que os cidadãos do Reino Unido mantenham as suas viagens de curta duração para o espaço Schengen. Se o Reino Unido e a União Europeia conseguirem manter uma estreita relação política e comercial, o impacto real do Brexit na liberdade de viagem dos cidadãos britânicos pode permanecer limitado".

Veja a lista completa dos 10 passaportes mais poderosos do mundo.

1.º Japão, Singapura, Coreia do Sul
2.º Alemanha
3.º França, Dinamarca, Finlândia, Itália, Suécia
4.º Luxemburgo, Espanha
5.º Áustria, Holanda, Noruega, Portugal, Suíça, Reino Unido
6.º EUA, Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda
7.º República Checa
8.º Malta
9.º Austrália, Islândia, Nova Zelândia
10.º Hungria, Letónia, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.