A história por detrás de 10 memes famosos

O Parlamento Europeu aprovou a nova lei de direitos de autor, mas garantiu proteger os memes e gifs. Recordamos alguns dos mais conhecidos.

Os memes vão continuar a circular livremente pela internet

Ainda ninguém sabe ao certo como é que a nova lei de direitos de autor vai afetar a forma como usamos a internet. Certo é que ela até pode não acabar, mas vai certamente ficar diferente. Depois de muita discussão, foi aprovada esta terça-feira, 26 de março, a diretiva europeia de direitos de autor, com 348 votos a favor e 274 contra. Houve 36 abstenções.

Os artigos mais polémicos eram o 11 e o 13, que passaram a 15 (proteção de publicações de imprensa) e 17 (utilização de conteúdos protegidos por prestadores de serviços). Uma das principais preocupações incidia sobre os memes, que temia-se que viessem a infringir direitos de autor. A comissão europeia decidiu colocá-los nas exceções, portanto pelo menos neste ponto não temos de ficar preocupados.

O namorado distraído, First World Problems (problemas de primeiro mundo, em tradução livre) ou a Overly Attached Girl (namorada demasiado dependente) vão continuar a circular livremente pelas redes sociais, 9GAG e similares. Mas depois de tantos anos de difusão, alguém ainda se recorda de como é que eles surgiram? Mais ainda, quem é que são estas pessoas?

Contamos-lhe a história por detrás de 10 memes famosos.

1. Overly Attached Girlfriend

Foi na altura do lançamento da canção “Boyfriend”, de Justin Bieber, que o meme Overly Attached Girlfriend invadiu a internet. A imagem é da youtuber Laina Morris, que a 6 de junho de 2012 publicou no YouTube uma paródia chamada “Girlfriend”. Um frame do vídeo tornou-se viral e o resto é história. Hoje a youtuber cria vídeos para ajudar associações de caridade.

2. Scumbag Steve

O nome verdadeiro é Blake Boston, e a foto foi tirada do MySpace da mãe. Em 2011 a imagem tornou-se viral, e o meme ficou conhecido como Scumbag Steve — aquele amigo que só nos arranja problemas e não tem respeito por ninguém. No início Blake não achou piada nenhuma a ver a sua imagem difundida na internet, mas acabou por aceitar a brincadeira. Hoje até usa a personagem em alguns dos seus vídeos de rap. Blake é chef de cozinha e tem um filho.

3. Success Kid

O filho de Laney Griner, Sanny, é o símbolo do sucesso. A imagem começou a circular em 2007, quando a mãe carregou a foto do filho a tentar comer areia no Flickr. No início, a meme começou a circular com a mensagem “odeio castelos de areia”, deixando Laney chateada — até porque o miúdo gostava imenso de castelos de areia. O conceito Success Kid foi mais bem recebido.

4. First World Problems

A primeira coleção de problemas do primeiro mundo nasceu no BuzzFeed em março de 2011. A imagem foi retirada de um banco de imagens e pertence a Silvia Bottini, uma modelo e atriz italiana.

5. Disaster Girl

O olhar de Zoe Roth é aterrador, mas foi apenas por acaso. Em 2004, a rapariga estava a passear com o pai pelo bairro quando se depararam com um incêndio, que na realidade era apenas um exercício do corpo de bombeiros. O pai tirou a foto e o resto é história.

6. Trollface

Este desenho tornou-se na expressão facial do troll da internet. Foi criada por Carlos Ramirez, que trabalhava na altura em Oakland. O desenho foi carregado para o deviantART, uma espécie de rede social para artistas mostrarem os seus trabalhos, em setembro de 2008.

7. You Don’t Say?

Um desenho de Nicolas Cage com a frase “you don’t say?” (não me digas, em tradução livre) foi tirada de uma cena de um vídeo chamado “Nicholas Cage Freaking Out”, carregado no YouTube em 2009.

8. Ridiculously Photogenic Guy

O rapaz ridiculamente fotogénico chama-se na realidade Zeddie Little e estava a correr na Cooper River Bridge Run, em 2012. A foto, tirada por Will King, tornou-se viral depois de ser publicada no Reddit.

9. Bad Luck Brian

Às vezes as coisas correm mesmo mal. Foi por essa razão que nasceu esta meme, que na realidade é uma foto de Kyle, um amigo de longa data de Ian Davies. Foi este último que partilhou a foto em 2012 no Reddit.

10. Grumpy Cat

Nasceu no Arizona a 4 de abril de 2012 e pertence a Tabatha Bundesen. As fotos foram partilhadas num sub tópico do Reddit em setembro do mesmo ano, e não tardou muito até espalharem-se memes com a foto do gato mais mal disposto do mundo.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]