No verão de 2005, Derek Madsen era um miúdo normal. Tinha 10 anos, vivia em Sacramento, na Califórnia (EUA) e tinha tantos sonhos como qualquer outra criança. Tudo mudou no dia em que foi diagnosticado com um neuroblastoma, um tipo de cancro que se forma em determinados tipos do tecido nervoso. Os tratamentos começaram quase de imediato, e a mãe, Cindy French, estava determinada em vencer a doença.

Durante cerca de um ano, a fotógrafa Renée C. Byer acompanhou a família nesta jornada. Dos tratamentos extremamente dolorosos aos poucos momentos em que Derek ainda podia ser uma criança, o trabalho fotográfico deu origem a "A Mother's Journey" (a jornada de uma mãe, em tradução livre). A 10 de maio, Derek Madsen morreu nos braços da mãe, ao som da sua música, "Because We Believe".

Cindy French decidiu mostrar estas imagens ao mundo para que todos percebam como a vida é curta. O trabalho fotográfico de Renée C. Byer valeu-lhe um Pulitzer em 2007. "Esta não é a história sobre a sua morte. É a história de como ele viveu e de como foi guiado pelo amor incondicional, persistente e paciente da sua mãe", revela Renée.

"A Mother's Journey" voltou a tornar-se viral nos últimos dias. Recorde a história de Derek Madsen e de Cindy French em imagens. Atenção: as fotos podem chocar os leitores mais sensíveis.