O músico João Gil juntou-se a Rui Veloso e à Cruz Vermelha Portuguesa para organizar a "Operação Imbondeiro —O Maior Concerto do Mundo", que tem como objetivo juntar o maior número de músicos num espetáculo que será difundido online, durante o maior número de horas possível, através do site da Cruz Vermelha e que poderá ser depois emitido por qualquer rádio, televisão ou meio de comunicação online que se queira associar a esta causa.

Cartaz do Evento

João Gil desafia todos os artistas de artes performativas lusófonos a enviarem um vídeo, até 18 de abril, com o seu trabalho, para que seja emitido durante esta emissão especial online. "A proposta é que façam uma ou duas músicas, um pequeno depoimento, que se façam filmar na sua casa, na sua biblioteca, no seu jardim, no seu estúdio, (...) e enviem esses conteúdos para o endereço de e-mail que é comunicacao@cruzvermelha.org.pt", disse o compositor à rádio TSF.

Desta forma, os músicos e a Cruz Vermelha Portuguesa esperam não só recolher ainda mais donativos para ajudar os milhões de pessoas afetadas pelo ciclone Idai, como dar oportunidade a todos os artistas já disponíveis de participar nesta iniciativa, algo que não foi possível durante o concerto de angariação de fundos para as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande em 2016, devido ao formato do evento.

O ciclone Idai devastou várias regiões no Malauí, Moçambique e Zimbabué durante a semana passada, tendo já provocado mais de 400 mortos, um número indeterminado de feridos e milhares de desalojados. Vários países  enviaram ajuda humanitária, incluindo Portugal, Índia, Alemanha ou Estados Unidos da América. Há ainda 30 portugueses desaparecidos, bem como a possibilidade de existir uma vítima mortal de nacionalidade portuguesa, embora não haja ainda confirmação oficial.

Moçambique. "Estão isolados de tudo, como se fosse uma ilha”
Moçambique. "Estão isolados de tudo, como se fosse uma ilha”
Ver artigo