No passado dia 10 de março, o público ficou ligado à televisão para ver a estreia dos novos programas da SIC e da TVI. “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” (SIC) e “Quem Quer Casar com o Meu Filho?” (TVI) não foram bem recebidos e as críticas multiplicaram-se pelas redes sociais.

A mais visível de todas foi o machismo e a condição da mulher nos dois programas, principalmente no formato apresentado pela TVI. Desde a estreia que os comentários depreciativos se multiplicam. Relembre algumas das polémicas nestas duas semanas dos novos reality shows.

“Quem Quer Namorar com o Agricultor?” (SIC)

“Não quero uma mulher com filhos ao pé do meu filho”, D. Zélia, mãe de Ivo Pires

Logo no primeiro programa, ouvimos frases machistas e comentários depreciativos. A mãe do agricultor Ivo não se poupou a exigências: a futura nora teria de saber cozinhar (porque ela própria preparava as refeições para o filho), ser trabalhadora e ainda conseguir dar-lhe netos.

No entanto, a futura nora não pode ter filhos seus. Quando a apresentadora, Andreia Rodrigues, lhe fez essa pergunta, D. Zélia responde: “Não, não pode ter filhos. Não quero uma mulher com filhos ao pé do meu filho”.

“Quem Quer Namorar com o Agricultor”. Soraia Araújo já foi capa da “Playboy” em duas ocasiões

“Uma que não saiba cozinhar, adeus”, D. Zélia, mãe do concorrente Ivo Pires

No dia a seguir à estreia do programa, o alvo foi uma ex-namorada do filho: “Ela não era boa moça, chupava-lhe o dinheiro todo e não fazia mais nada”, começou por dizer. Sobre a nova nora, a sogra diz que só tem de fazer feliz o filho: “Se não o fizer feliz, não presta para mim. Nem entra em minha casa. Que seja trabalhadeira, que saiba fazer as coisas. Uma que não saiba cozinhar, adeus”.

Numa outra entrevista, assumiu, afinal, já ter uma concorrente preferida. Susana Ferreira seria a sua escolha, não apenas por gostar do filho, mas por ter capacidades para efetuar tarefas domésticas.

“Escolhi as finalistas”, D. Zélia, mãe do concorrente Ivo Pires

As frases, comentários e situações polémicas por parte de uma das mães dos concorrentes não param. Desta vez, a mãe de Ivo terá revelado mais sobre um namoro do filho há 12 anos atrás. “Sofri muito”, começa por dizer, “mas eles apenas tinham uma relação de cama”. Por isso, neste novo programa D. Zélia terá querido precaver-se. “Das que cá vieram do programa, nenhuma dormiu com o meu filho. Estas do programa fui eu que as expulsei e que escolhi as finalistas. Ah, pois foi!”, explicou.

“Ai tens desenhos? Então não te quero”, D. Zélia, mãe do concorrente Ivo Pires

“Ai tens desenhos? Então já levas! Já não te quero. Acho muito feio porque eu sou antiquada”, disse a mulher de 70 anos à concorrente Raquel Lourenço, referindo-se às suas tatuagens. O clima viria a piorar quando descobriu que a pretendente tinha uma filha de 4 anos: “A Raquel, com um filha de 4 anos, em minha casa, não. Não aturo filhos de ninguém”. O rol de críticas à concorrente ainda não tinham chegado ao fim: D. Zélia criticou ainda Raquel por fumar.

5 agricultores, saltos altos na lama e arrufos. Foi assim o programa da SIC

“Para mim uma mulher que se ofereça logo… Esquece”, concorrente Ivo Pires

Como a mãe, Ivo também não se poupa em comentários depreciativos às candidatas. Num encontro com Elisabete Santos, perguntou à pretendente o que faria para o surpreender. “Um bom jantar, umas velas, e depois olha… vamos dar asas à imaginação”, respondeu Elisabete.

Na entrevista que se seguiu, o agricultor admitiu não ter gostado da resposta da concorrente. Ivo afirmou não gostar de “mulheres oferecidas”.

“Ó princesa, essa roupa não dá para ir para ali. Vai andar na terra!”, concorrente João Neves

Para Isabel, Ângel e Ana Paula houve uma manhã que não correu como planeado. Não se levantaram à hora designada para alimentar os animais, por isso, João acordou-as com um sino enquanto dizia: “Aqui não se vem para uma casa de férias”. Mais à frente criticou a escolha da roupa das concorrentes: “Não estamos aqui a brincar. Ó princesa, essa roupa não dá para ir para ali. Vai andar na terra!”.

Filipe Camejo teve o mesmo “problema” que João Neves e teve de acordar as concorrentes. Em vez de um sino, utilizou uma colher de pau e uma panela.

“Quem Quer Casar com o Meu Filho?” (TVI)

“Acho que fica mal um homem ter uma mulher mais alta”, concorrente Tomás Alves

O programa ainda não se tinha estreado quando Tomás e a mãe foram ao programa “Você na TV”. A mãe começou por explicar que iria ser difícil: “Aviso já que ninguém se vai casar com o meu filho. Vou ser daquelas sogras difíceis”. Tomás preferiu focar-se nos atributos que a sua mulher de sonho deverá ter. A altura é um fator determinante: “Um bocadinho mais baixa do que eu. Nunca mais alta. Faz-me um bocadinho de confusão, acho que fica mal um homem ter uma mulher mais alta”.

“Quem Quer Casar Com o Meu Filho” não é só uma merda. É uma merda preocupante

“Ele é meiguinho e gosta de ser apaparicado, gosta de comida boa”, Maria José, mãe do concorrente Tomás Alves

Tomás estava num encontro com Ana e Marina, enquanto a mãe estava com as outras duas pretendentes. Como forma de conquistar o filho, disse-lhes que deviam começar pela comida: “Ele é meiguinho, gosta de ser apaparicado, gosta de comida boa. Diz-se que o homem se conquista pelo estômago e o Tomás não é exceção”.

“Não consigo olhar para ti e não sentir tesão”, concorrente Ricardo Coelho

Num encontro com Raquel e Marci, a atenção de Ricardo foi desviada para a segunda. A dado momento, Ricardo confidencia sem pudor: “Não consigo olhar para ti e não sentir tesão”. Enquanto isso, a mãe do concorrente estava a passar tempo com outras três concorrentes, das quais Monique se tinha destacado menos. “Das três, a que se destaca para mim como menos provável é a Monique. Não tem muito conteúdo de conversa”, explicou.

Sónia de “Quem Quer Casar Com o Meu Filho” é estrela do PornHub

“Não pode ter esse tipo de trabalho porque ela está a mostrar-se para outros homens”, concorrente André Simões

Na segunda gala do programa, que aconteceu a 17 de março, os concorrentes tiveram a oportunidade de descobrir alguns segredos das pretendentes. André ficou a conhecer o segredo de Sónia e não gostou: “Não pode ter esse tipo de trabalho porque ela está a mostrar-se para outros homens”. Sónia é protagonista de filmes pornográficos.

“Quando eu falo, tu calas-te”, Vera, mãe do concorrente Fábio Mação

A relação entre Maria Inês, pretendente de Fábio, e Vera, a mãe, está cada vez mais frágil. O primeiro arrufo aconteceu quando a primeira se recusou a ajudar nas tarefas domésticas alegando ter uma entorse.

A situação azedou quando Maria Inês se recusou a sentar à mesa. “É assim que fazes em tua casa? Não foi assim que fui educada e não é assim que vais fazer comigo”, disse exaltada a mãe de Fábio. Maria Inês tentou justificar-se e Vera voltou a atacar: “Já te disse que quando eu falo, tu calas-te. Comigo não gozas. Ou te fazes mulher ou estás muito mal”.

Mas existem mais fatores que chateiam a futura sogra. Para Vera, Maria Inês não pode ter unhas grandes uma vez que a impossibilita de fazer as tarefas domésticas. “Não me interessa que tenhas as unhas grandes. Vais ter que as cortar! Não te quero a não fazer as coisas por causa das unhas”, explicou furiosa a mãe de Fábio.