Foi no século XVIII que os especialistas conseguiram provar sem qualquer margem para dúvidas que a terra é redonda, no entanto ainda hoje há quem não acredite nisso. Os Flat Earthers, crentes de que a Terra é plana, são uma comunidade de ideias fixas, como pudemos ver na série “Behind the Curve“, da Netflix. Determinados em provar a sua teoria, agora vão viajar de barco até a Antártida para encontrar uma barreira congelada, que acreditam que marca o limite do nosso mundo.

O alegado “muro de gelo” terá centenas de metros de espessura, torres de 50 metros de altura e envolve todo o planeta. O cruzeiro Flat Earth vai partir nesta viagem já no próximo ano, organizada pela Conferência Internacional “Flat Earth” (FEIC). Os detalhes estão a ser mantidos em sigilo.

O que é a Teoria da Terra Plana?

Mostrar Esconder

A teoria da Terra plana é uma conceção arcaica em que a Terra é moldada como um plano ou um disco. A ideia surgiu pela primeira vez em culturas antigas, incluindo os romanos, até ao período clássico.

A teoria foi desaprovada por Aristóteles em 330 a. C., mas a ideia de a Terra ser uma esfera foi sugerida por Pitágoras no século VI.

As teorias modernas da Terra plana acreditam que a Terra é um disco ou um pentágono, cercado por montanhas ou por uma parede de gelo. Acredita-se que a Terra redonda é uma mentira lançada pelos governos.

Henk Keijer, um antigo capitão de navio de cruzeiro, deu a sua opinião sobre os planos da FEIC ao “The Guardian“. “Os navios navegam com base no princípio de que a Terra é redonda”, disse o ex-capitão de navio de cruzeiro, que navegou por todo o mundo durante 23 anos.

Algumas pessoas acreditam que o mundo é plano porque não conseguem ver uma curva nas fotografias, ou quando estão a viajar. Outros afirmam que imagens que mostram que o mundo é uma esfera são geradas num computador e não são realmente tiradas do espaço.

A organização poderá tentar equipar o navio de cruzeiro com uma tripulação que não acredita que a Terra seja redonda, mas Keijer disse que isso será difícil. O ex-capitão disse que navegou “dois milhões de milhas, mais ou menos”, e não encontrou “um capitão do mar que acredite que a Terra é plana”.

Sabia que a lua tem a forma de um limão? 11 factos incríveis sobre o satélite

A Sociedade da Terra Plana sugere que “as agências espaciais do mundo” conspiram para falsificar “viagens espaciais” para esconder o “maior segredo” da Terra. A FEIC não respondeu ao ao pedido de mais informações sobre o cruzeiro Flat Earth.