Amy Schumer entra no palco com um vestido cor de petróleo, e assim que chega perto do microfone abre os braços e diz "Sim! Muito obrigada, Chicago". Com pouca maquilhagem e o cabelo apanhado num coque, é a sua enorme barriga que salta logo à vista. Apesar de a comediante brincar com isso, e garantir que ninguém se apercebeu da sua gravidez devido ao excesso de peso, parece-nos pouco provável que nesta altura passasse despercebida.

A vida de Amy já não é o que era. E é exatamente por aí que ela começa o espetáculo "Growing", que chegou à Netflix a 19 de março: acabaram-se as noites loucas e sexo irresponsável, ela agora é uma mulher casada e grávida do primeiro filho. Só que a gravidez tem sido tudo menos fácil. A comediante sofre de hiperémese gravídica, uma condição caracterizada por náuseas e vómitos constantes.

Regra geral, estes sintomas melhoram a partir da 20.ª semana de gestação. Amy Schumer está grávida de cinco meses, já foi hospitalizada duas vezes e não tem sinais de que isto vá passar. "Eu vomito todos os dias como no filme 'O Exorcista'. Se tiveram uma boa gravidez, se gostaram de estar grávidas, só espero que o vosso carro capote."

Das expectativas da sociedade perante uma mulher grávida ao interminável rol de perguntas, Amy Schumer está imparável em "Growing". Recordamos as 5 piadas da comediante no espetáculo que todas as grávidas vão entender.

1. As mulheres que têm de meter a mão na barriga sempre que tiram uma foto

5 piadas de Amy Schumer que todas as grávidas vão entender

Toda a gente conhece uma amiga grávida que faz isto: tenha uma pequena ou enorme barriga, lá está ela com a mão no ventre como se quisesse mostrar ao mundo que está ali mais alguém.

"Onde está escrito que, quando estamos grávidas, temos de pôr a mão na barriga em todas as fotos? É tão detestável. Em todas as fotos". Amy Schumer diz que já aceitou isto, mas agora vai fazê-lo até ao resto da sua vida. "Vou ter 90 anos, assim, com um cigarro na boca, tipo..."

2. As perguntas intermináveis

"'O que vais ter? Sabes o que vais ter?'. Hemorróidas. Mais alguma pergunta?". Já quando perguntam que desejos têm, Schumer responde: "picha".

3. Pedir para ver a barriga

5 piadas de Amy Schumer que todas as grávidas vão entender

"As pessoas querem sempre ver a barriga. É o mais importante. 'Mostra-me a porra da barriga, cabra.'" Amy diz que o seu umbigo está a ficar tão deformado com o bebé que teve de pôr dois pensos a tapá-lo. E mostra-os.

4. Estar grávida não é assim tão bom

Amy culpa todas as mulheres que dizem que a gravidez é incrível quando, bem, não é. "Não sabia que estar grávida podia ser tão difícil. Não sabia disso, porque vocês, as gajas, mentem todas sobre isso. As mulheres não nos dizem quão difícil é. Devia ter pesquisado no Google. Devia ter pesquisado 'estar grávida', no Google".

Os filmes e séries também não ajudam. "Há só uma montagem em que a rapariga está no escritório, a digitar, e depois faz... [finge um enjoo]. Corre para a casa de banho e vomita uma vez. E, na cena seguinte, está de jardineiras a pintar um celeiro".

5. As mulheres que acham que se tornaram santas

Há sempre aquela mulher que sente que se tornou especial só porque está grávida. "É o seguinte: estamos grávidas, mas não mudamos. Detesto mulheres que começam a agir como se fossem especiais: 'Sou uma santa e nunca fiz sexo na casa de banho de um comboio'. Todas fizemos sexo na casa de banho de um comboio."