Desde sempre que a cozinha francesa se faz pautar pela elegância e requinte, e é impossível não pensarmos neste tipo de gastronomia sem a associarmos a queijos, vinhos, baguettes, pato confitado e ratatouille.

Mas há muito mais pratos a conhecer e é por isso mesmo que, desde 2015, o Goût de/Good France divulga as iguarias de França pelo mundo. O evento, organizado por iniciativa do ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, celebra a cozinha francesa no dia 21 de março, onde em 150 países, cinco mil chefs preparam um “jantar à francesa” nos seus restaurantes.

Em 2019, o tema do evento é o “desenvolvimento sustentável através de uma gastronomia responsável e o empenho dos chefs na preservação do planeta”. Ao participar no Goût de/Good France, os chefs, sejam eles franceses ou não, podem apresentar um menu de inspiração francesa ou provençal nos seus espaços, adaptando os pratos ao seu próprio mercado e aos produtos locais.

Chef Miguel Castro e Silva dá dicas para usar vinho do Porto na cozinha
Chef Miguel Castro e Silva dá dicas para usar vinho do Porto na cozinha
Ver artigo

Nos últimos quatro eventos, este menu só podia ser servido no próprio dia 21 mas, para que mais pessoas possam desfrutar da cozinha francesa, há uma novidade muito especial este ano: pela primeira vez, a organização do Goût de/Good France possibilita prolongar a comemoração durante toda a semana, entre os dias 18 e 24.

Em Lisboa, o grupo SANA alia-se ao evento e celebra o Goût de/Good France em dois dos seus restaurantes: os chefs Frederic Breitenbucher, do River Lounge (Myriad By SANA), e Patrick Lefeuvre, do Flor-de-Lis (EPIC SANA Lisboa), criaram um menu inspirado nos sabores do país.

No River Lounge pode provar um fondant de couve-flor, seguindo-se um bonbon de foie gras com maçã verde. Para prato principal, a sugestão é um pregado salteado e um jus de aves, bem como uma seleção de queijos franceses. Para sobremesa, delicie-se com um vacherin com ruibarbo e morango, e mil-folhas de yuzu e praliné.

Já no Flor-de-Lis, o menu francês é composto por um bombom de vieira e recheio de sapateira e wasabi, seguido de um chartreuse de lavagante. O prato de peixe é o salmonete na salamandra e a sugestão de carne faz-se de tornedó de novilho rossini. A refeição termina com o tradicional prato de queijo cabra curado em cinza, mel e ervas, e a sobremesa é um saint-honoré e gelado de baunilha.

O custo dos menus é 85€ por pessoa, sendo que existe uma seleção de vinhos incluída no menu do Flor-de-Lis — no River Lounge, no Myriad by SANA, as bebidas são à parte.

Os menus especiais do Goût de/Good France são servidos apenas aos jantares, até dia 24 de março.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.