Já não é propriamente uma novidade, pois são vários os estudos que provam que o sono dos pais é afetado pelo nascimento de um filho. Do mesmo modo, também conhecemos alguém que acabou de ser pai ou mãe e que se queixa disso mesmo. Agora, um novo estudo não deixa dúvidas: seis anos depois do primeiro filho, os pais ainda não recuperaram as horas de sono.

Publicada na revista "Sleep" a 14 de janeiro, e divulgado este sábado, 16 de março, pelo site do canal de notícias norte-americano "Fox News", o estudo concluiu que "após o declínio acentuado na satisfação e duração do sono nos primeiros meses após o parto, nem o sono das mães nem dos pais recupera totalmente os níveis pré-gravidez até aos seis anos após o nascimento do primeiro filho." Do mesmo modo, o sono de quem foi mãe e pai pela primeira vez foi mais afetado do que em pais com mais do que um filho.

Estudo. Portugueses dormem poucas horas (e mal)
Estudo. Portugueses dormem poucas horas (e mal)
Ver artigo

De acordo com a investigação, tanto a satisfação como a duração do sono dos pais diminuiu consideravelmente após o parto, sendo que foi aos 3 meses de idade do bebé que se registaram os valores mais baixos. As mulheres foram mais "fortemente afetadas", estando ou não a amamentar.

Em média, as mulheres perderam uma hora de sono por noite comparativamente com o que dormiam antes da gravidez, enquanto que os homens perderam cerca de 15 minutos. Mesmo no período de quatro a seis meses após o parto, as mães dormem menos 20 minutos do aquilo que dormiam antes de engravidar, enquanto que os pais dormem menos 15 minutos.

Estes resultados parecem demonstrar a realidade "de que as mães ainda têm mais frequentemente o papel de cuidadoras primárias do que os pais”, disse Sakari Lemola, um dos autores do estudo, ao site norte-americano de informações de saúde "Healthline".

Cozinhar, masturbar-se ou deixar de respirar. Acontece de tudo durante o sono
Cozinhar, masturbar-se ou deixar de respirar. Acontece de tudo durante o sono
Ver artigo

“Os efeitos a curto prazo do parto no sono parental são bem conhecidos. O nosso estudo apenas confirmou esses efeitos. No entanto, foi em grande parte inesperado encontrar uma diminuição da duração e da satisfação do sono seis anos depois do nascimento”, afirmou Sakari Lemola, ao "Healthline".

A investigação envolveu 4.659 pais que tiveram um filho entre 2008 e 2015 e tinha como objetivo perceber quais as alterações do sono de mães e pais, bem como qual a duração do sono entre a pré-gravidez, a gravidez e o período pós-parto até seis anos depois do nascimento do primeiro filho.