Faltavam poucos minutos para o desfile de Sophia Kah na Alfândega do Porto quando encontrámos as gémeas Valentina e Vitória Costa Rodrigues. Estavam a usar um vestido exatamente igual, uma mala da Pinko igual uns sapatos iguais. Foi fácil perceber que tínhamos acabado de encontrar a mulher com mais pinta do segundo dia de Portugal Fashion, e em dose dupla.

Não foi difícil convencê-las a serem fotografadas, e nenhuma das irmãs poupou na hora de fazer poses para o fotógrafo.

Com vestidos rendados pretos conjugados com slip dresses em tons de verde, ambos da Zara, a única coisa que as distinguia eram os óculos de sol, ambos da Miu Miu. “Andamos todos os dias vestidas de igual”, revelam as gémeas. “Temos os mesmos gostos e as mesmas influências.”

Roxana Avram. Estas são as maiores loucuras que já fiz ao meu cabelo (veja as fotos)

Entusiasmadas para ver o desfile de Miguel Vieira, as irmãs, que são também designers de moda, têm um espaço no Portugal Fashion dedicado à sua marca de sapatos, a VCR Shoes. A marca, contam, foi criada há cerca de um ano enquanto ainda estavam a tirar um curso técnico de Design de Calçado, em Barcelos.

“Tínhamos de desenvolver um projeto e resolvemos criar esta marca, tentando diferenciar-nos por sermos gémeas”, conta Valentina. “Temos sempre dourado em todas as peças e o nosso lema é ‘quanto mais, melhor’.”

Todas as peças são desenhadas por Valentina e Vitória e a produção é toda feita em Portugal. As gémeas recordam que foi graças à experiência que adquiriram tanto nos cursos como durante um estágio na Josefinas, em Braga, que conseguiram lançar-se neste universo.

Tentámos perceber se já tiveram gémeas que, tal como elas, compraram o mesmo par de sapatos para andarem vestidas de igual. “Gémeas não me lembro, mas já tivemos irmãs que compraram sapatos iguais, sim”, diz Vitória.

3 fotos