Faltavam poucos minutos para o desfile de Sophia Kah na Alfândega do Porto quando encontrámos as gémeas Valentina e Vitória Costa Rodrigues. Estavam a usar um vestido exatamente igual, uma mala da Pinko igual uns sapatos iguais. Foi fácil perceber que tínhamos acabado de encontrar a mulher com mais pinta do segundo dia de Portugal Fashion, e em dose dupla.

Não foi difícil convencê-las a serem fotografadas, e nenhuma das irmãs poupou na hora de fazer poses para o fotógrafo.

Com vestidos rendados pretos conjugados com slip dresses em tons de verde, ambos da Zara, a única coisa que as distinguia eram os óculos de sol, ambos da Miu Miu. “Andamos todos os dias vestidas de igual”, revelam as gémeas. “Temos os mesmos gostos e as mesmas influências.”

Roxana Avram. Estas são as maiores loucuras que já fiz ao meu cabelo (veja as fotos)
Roxana Avram. Estas são as maiores loucuras que já fiz ao meu cabelo (veja as fotos)
Ver artigo

Entusiasmadas para ver o desfile de Miguel Vieira, as irmãs, que são também designers de moda, têm um espaço no Portugal Fashion dedicado à sua marca de sapatos, a VCR Shoes. A marca, contam, foi criada há cerca de um ano enquanto ainda estavam a tirar um curso técnico de Design de Calçado, em Barcelos.

“Tínhamos de desenvolver um projeto e resolvemos criar esta marca, tentando diferenciar-nos por sermos gémeas”, conta Valentina. “Temos sempre dourado em todas as peças e o nosso lema é ‘quanto mais, melhor’.”

Todas as peças são desenhadas por Valentina e Vitória e a produção é toda feita em Portugal. As gémeas recordam que foi graças à experiência que adquiriram tanto nos cursos como durante um estágio na Josefinas, em Braga, que conseguiram lançar-se neste universo.

Tentámos perceber se já tiveram gémeas que, tal como elas, compraram o mesmo par de sapatos para andarem vestidas de igual. “Gémeas não me lembro, mas já tivemos irmãs que compraram sapatos iguais, sim”, diz Vitória.