Anunciado o disparo dos termómetros, é hora de começar a organizar o calendário das festas. As temperaturas já começaram a subir e as previsões são de sol e de calor nos próximos dois dias, com as temperaturas em Lisboa a atingirem os 23 graus esta sexta-feira, 15 de março, e os 21 graus no sábado,16.

Já pode comer gelados, já pode experimentar um brunch numa esplanada, já pode ir a uma festa num terraço ou parar num quiosque para beber uma cerveja artesanal. Para os que querem dar uso às pernas, há tours pela cidade, seja para vê-la como um museu em céu aberto, ou para conhecer as histórias de um dos bairros mais lisboetas de Lisboa.

Para que não perca tempo a pesquisar, a MAGG reuniu sete sugestões para que o fim de semana comece já sexta-feira. Domingo, 17 de março, as temperaturas voltam a baixar, portanto é aproveitar bem os dois dias desta primavera-quase-verão antecipada.

Assista ao pôr-do-sol no Ferroviário

É um dos terraços mais festivos de Lisboa e talvez um dos melhores para dizer olá ao fim de semana, na companhia de uma cerveja ou de um cocktail, sem esquecer os amigos, claro. Os domingos são um clássico no Ferroviário, mas a sexta-feira não lhe fica atrás: a 15 de março, a partir das 22 horas, a mesa de som é comandada por Bill Onair, que, até às três da manhã, vai estar a passar r’n’b e hip hop. Se sexta-feira estiver demasiado cansado, aproveite o resto do fim de semana para apanhar sol neste terraço.

Morada: Rua de Santa Apolónia
Contacto: 968 605 235

O chef faz anos e oferece cerveja e petiscos a todos

Os petiscos e cerveja oferecidos pela Oficina do Duque

O chef Rui Rebelo comemora 40 anos esta sexta-feira, 15 de março. A celebração não barra ninguém à porta. É isso: a festa é para todos, com petiscos e cerveja para quem quiser — com destaque para a edição especial Extraordinária, a marca de cerveja do chef, criada em parceria com a Cerveja Vádia. A festa de anos começa às 19 horas e vai decorrer no espaço que serve de laboratório onde Rui Rebelo faz as suas experiências, na Calçada do Duque, mesmo junto ao restaurante.

Morada: Calçada do Duque
Telefone: 210 996 354

Brunch no novo Choupana Caffe ao pé do rio

A noite ontem foi puxada? Nada que boa comida não resolva. Croissants, panquecas, Nutella, sumos naturais, iogurte, bagels e as tradicionais torradas para começar o dia são algumas das opções do novo sítio para brunch com vista para o rio. Tem um nome bem conhecido entre os moradores de Lisboa: o Choupana Caffe, que só tinha espaço na Avenida da Republica, começou o ano com a inauguração de uma nova pastelaria, junto ao terminal dos cruzeiros, em Santa Apolónia. Aqui a vista é para o Tejo, Cristo Rei e ponte 25 de Abril — para serem apreciados na esplanada, com sol e céu azul.  O brunch é servido todos os dias, das 10 às 17 horas.

Morada: R. Rio Tejo, 1100-281 Lisboa
Contacto: 21 357 0140

Choupana Caffé abre um espaço em Lisboa com vista sobre o Tejo

Street Art Tour

A Fever e a Lisboa Secreta juntaram-se e vão caminhar pelo circuito da arte urbana lisboeta, onde entram obras desde Vhils a Utopia. Se gosta de arte em grande escala, inserida na própria arquitetura da cidade (uma espécie de museu em céu aberto), então prepare-se para este passeio que decorre no sábado, 16 de março, e vai passar pelo Bairro Alto ou Mouraria e que será guiado por um guia especializado em graffiti e arte urbana. O ponto de encontro é no Rossio, às 15 horas. Os bilhetes custam 16€ e podem comprar-se online.

Caminhada pelas vilas, pátios, palácios da Graça

O geógrafo Pedro Santa Rita vai comentar este passeio onde se vão  mostrar as vilas operárias da Graça — Estrela d’Ouro, Vila Berta ou Vila Sousa — o convento de Nossa Senhora da Graça, passando ainda pelos miradouros desta zona, que são dos mais bonitos de Lisboa. Acontece no domingo, 17 de março, a partir das 9h40. O Largo dos Sapadores será o ponto de encontro e de partida, junto à praça de táxis. Termina pelas 13 horas — com cerca de quatro quilómetros percorridos. A caminhada custa 12€, exeto para as crianças, que, até aos 12 anos, não pagam. As inscrições devem ser feitas online e o valor enviado por transferência bancária ou MBWay.

Pare no quiosque e beba uma cerveja

Cansado do passeio? Há uma esplanada perfeita para apanhar sol, ainda no bairro da Graça. É da 8.ª Colina, a marca de cerveja artesanal que tem aqui os seus produtos disponíveis. Se tiver fome, há tostas e tábuas de queijo ou enchido para petiscar.

Morada: Largo da Graça 1170-135

Prove os novos gelados dos Açores

Já pode comer os Açores sem sair de Lisboa. Há gelados com sabores tradicionais das ilhas para provar na nova gelataria da cidade, aberta desde março. Na Loja do Gelado há sabores diferentes, mas tradicionais: gelado de queijo de São Jorge, de Queijadas da Graciosa, Queijada Vila Franca ou Doce de Figo e Banana — todos feitos com leite dos Açores.

Morada: Rua de São Paulo, 242

Queijada da Graciosa ou queijo de São Jorge? Os gelados dos Açores chegaram a Lisboa