Viver o dia a dia a ouvir música é um hábito para muita gente: ajuda a passar melhor o tempo nos transportes públicos, a distrair dos problemas e a ficar mais tranquilo ou divertido. Adormecer a ouvir música também não é assim tão estranho — para algumas pessoas, a música ajuda a relaxar e a adormecer mais tranquilamente.

Segundo o "Daily Mail", um aluno adormeceu enquanto ouvia música com auriculares, e acordou completamente surdo de um ouvido. Enquanto dormia, um dos fones caiu, caso contrário, diz o jornal, o jovem poderia ter perdido a audição em ambos os ouvidos. A notícia é fundamentada com a opinião do departamento de otorrinolaringologista do Asia University Hospital, em Taichung City, que alerta para o perigo de adormecer a ouvir música.

O estudante universitário, que não identificado, recebeu tratamento a tempo de evitar qualquer dano permanente. Acabou por recuperar gradualmente a audição, depois de ficar cinco dias no hospital.

Devemos ficar preocupados com este caso? Será que adormecer com auriculares nos ouvidos pode levar a uma perda total de audição? O otorrinolaringologista Rudolfo Montemor não tem dúvidas: a resposta é não. Adormecer com auriculares não tem nada a ver com surdez.

Sobre o caso, o especialista apenas vê duas hipóteses possíveis: uma surdez súbita, que nada teve a ver com o uso dos auriculares, ou a exposição a volumes muito altos de som, durante um longo período de tempo.

A surdez súbita pode acontecer a qualquer pessoa. "Não tem a ver com a exposição ao som", explica, acrescentando que as pessoas podem recuperar "espontaneamente" a audição.

O volume de exposição é o fator mais importante a ter em conta, seja a adormecer ou durante o dia. "Não há nenhum fator adicional que predisponha que se fique mais surdo durante o sono", esclarece Rudolfo Montemor.

Saúde mental. Comer muitas frutas e legumes crus ajuda a combater a depressão
Saúde mental. Comer muitas frutas e legumes crus ajuda a combater a depressão
Ver artigo

O médico aconselha evitar a exposição prolongada a ruídos elevados, seja com que som for. Relativamente aos auriculares, a utilização de auscultadores é preferível, uma vez que há uma maior distância entre a fonte sonora e o ouvido interno.