Após a realização de vários estudos, foi aprovada a venda de um novo medicamento para a depressão que permite reduzir em horas o estado depressivo, algo que pode levar dias com as atuais opções disponíveis no mercado. A escetamina, que será comercializada em formato de spray com o nome de Spravato, foi desenvolvida pela Janssen, uma empresa da Johnson & Johnson.

Este foi o primeiro medicamento aprovado para o mercado norte-americano que atua no cérebro de uma forma completamente inovadora. Em declarações ao jornal "Independent" John Mahn, psiquiatra e investigador da Universidade Columbia, referiu que o rápido efeito da escetamina "é algo muito importante, pois o estado depressivo incapacita imenso os doentes, deixando-os a sofrer imenso". 

Histórias de mulheres que tiveram uma depressão antes dos 30 anos
Histórias de mulheres que tiveram uma depressão antes dos 30 anos
Ver artigo

Uma vez que tem também um efeito mais potente do que o normal, este medicamento só será disponibilizado para doentes que tenham já experimentado dois tratamentos diferentes, sem os efeitos esperados. Como a escetamina tem também tendência a causar dependência, este medicamento será apenas administrado sob supervisão médica.

Robin Protho tem 60 anos e sofre de depressão há mais de 20. Após ter experimentado cinco tratamentos diferentes sem obter quaisquer resultados, foi convidada a participar neste estudo.  "É um medicamento forte, conseguimos sentir o efeito", disse também ao jornal "Indepedent". "Eu fecho os olhos e sinto a minha mente surpreendentemente calma." Após ter integrado este estudo, Protho conseguiu voltar a ganhar forças para retomar alguns passatempos, como a jardinagem. E apenas toma o spray duas vezes por mês.

A escetamina é uma derivação da cetamina, que tem sido utilizada primariamente para a administração de anestesias. Esta poderoso anestésico tem também sido utilizado no Reino Unido, por via intravenosa, para o tratamento de depressões severas.