O primeiro caso terá acontecido em Buenos Aires, na Argentina. Uma criança de 12 anos enforcou-se numa árvore, depois de ter trocado mensagens suspeitas com um destinatário desconhecido que a terá encorajado a tirar a sua própria vida. Desde então que a figura da Momo, uma menina assustadora e desfigurada, se tornou num dos assuntos mais comentados um pouco por todo o mundo.

Apesar de ser baseada numa escultura japonesa, que esteve em exposição em 2016, a verdade é que tem sido utilizada como o novo jogo de internet onde crianças são desafiadas a entrarem em vários jogos que, no final, culminam sempre da mesma forma — o suicídio.

Momo. O novo desafio da internet é arrepiante e pode ser tão perigoso como a Baleia Azul
Momo. O novo desafio da internet é arrepiante e pode ser tão perigoso como a Baleia Azul
Ver artigo

Enquanto várias crianças dizem já ter estado em contacto com a Momo, especialistas dizem que a figura não existe e que tudo não passou de um boato. Seja como for, são várias as entidades em alerta e, em Portugal, a Polícia de Segurança Pública (PSP) já reagiu e recomenda atenção para os perigos da Momo na internet.

Foi no "Primeiro Jornal" de sábado, 1 de março, na SIC Notícias, que o comissário da PSP João Moura explicou que a Momo se trata de uma figura "assustadora para os mais jovens, capaz de os coagir e manipular psicologicamente através do WhatsApp para os levar a fazer um conjunto de desafios perigosos para a sua integridade física que, no limite, levam ao suicídio."

Fizemos o teste: passámos uma tarde inteira à procura da Momo no YouTube e no YouTube Kids
Fizemos o teste: passámos uma tarde inteira à procura da Momo no YouTube e no YouTube Kids
Ver artigo

Apesar de a PSP não registar, para já, casos de violência e mortes como consequência de um contacto com a Momo, explica que como ocorreu em França, é preciso manter um estado de alerta constante — principalmente devido à facilidade de acesso dos mais jovens ao meio digital.

"Hoje em dia, com o mundo digital, uma ameaça em Inglaterra, nos Estados Unidos ou na Nova Zelândia é uma ameaça em Portugal", diz o comissário, lembrando que o alerta já foi dado a várias entidades para reforçar a vigilância.

Já há relatos de crianças portuguesas que viram a Momo. Mas será que ela existe mesmo?
Já há relatos de crianças portuguesas que viram a Momo. Mas será que ela existe mesmo?
Ver artigo

Também a PSP reforçou os meios disponíveis para acompanhar de perto o fenómeno nas redes sociais ou em outras plataformas digitais de contacto entre várias pessoas — como salas de chat ou de videojogos online.

A figura da Momo voltou a ser comentada depois de, nas últimas semanas, surgirem os primeiros relatos de crianças portuguesas que dizem ter visto e falado com a figura assustadora que já causou a morte de várias pessoas.

Segundo João Moura, a explicação pode basear-se no facto de o assunto se ter tornado tão viral que levou a que pessoas tentassem brincar com o fenómeno. "Denota-se um efeito bola de neve. Seja por brincadeira ou por mimetismo, começam a aparecer seguidores deste fenómeno que ameaçam e coagem os mais sensíveis", explica João Moura.