Não é nenhuma novidade que Sarah Hyland, a adorada Haley Dunphy de "Uma Família Muito Moderna", sofre de displasia renal. A atriz, de 28 anos, está bem agora, mas já passou por dois transplantes e 16 cirurgias. 

Segundo explica à "Women's Health", os problemas de saúde derivam da condição chamada displasia renal, que ocorre quando as estruturas internas de um ou ambos os rins não se desenvolvem normalmente antes do nascimento.

A atriz foi ao programa "Good Morning America" na manhã de sexta-feira, 1 de março, e revelou todo o apoio dos bastidores que recebeu do elenco de Uma Família Muito Moderna — atualmente na 10.ª temporada. "Eles sabem sempre dizer se eu não me estou a sentir bem", disse Sarah.

Por causa da sua condição, Sarah teve 16 cirurgias diferentes, muitas delas quando era mais nova. "A maioria das cirurgias que tive foram antes de ter 4 anos, então pelo menos é uma lembrança distante", explicou a atriz. Duas dessas cirurgias foram transplantes — uma do pai, em 2012, e a mais recente do irmão, em 2017, após o seu primeiro transplante ter falhado, em 2016.

Sarah Hyland também tem sido muito aberta sobre as questões de saúde mental. Numa entrevista ao SELF, em dezembro do ano passado, a atriz revelou que passou por uma depressão quando o seu primeiro transplante de rim falhou, tendo chegado a pensar em suicídio. "Por um longo tempo, eu pensava em suicídio, porque não queria falhar com o meu irmão mais novo como falhei com meu pai", disse. "Eu passei toda a minha vida sempre a ser um fardo, sempre a ter que ser cuidada".

Hoje Hyland está bem de saúde, mas garante ainda assim que é preciso trabalhar para manter-se positiva. "Temos que ser ativamente positivos ao longo das coisas", disse Sarah ao GMA . "Se não formos, isso pode prejudicar a nossa saúde mental e o nosso corpo, mas enquanto nos cercamos das pessoas certas e permanecemos positivos... sim, eu estou bem".