Esta sexta-feira, 1 de março, Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, perdeu a vida na consequência de uma meningite meningocócica. A notícia da morte da criança, neto do ex-presidente do Brasil Lula da Silva, atualmente na prisão a cumprir pena por corrupção, comoveu grande parte das redes sociais e chamou a atenção para a doença. Mas, para alguns, o infeliz acontecimento foi motivo de comemoração.

Alessandra Strutzel, blogger e youtuber brasileira, fez uma publicação nas redes sociais a celebrar a morte da criança. No post a dar conta do falecimento de Arthur Araújo Lula da Silva, a influenciadora legendou a imagem com a frase: “Pelo menos uma notícia boa”, seguida de emojis com corações e felicidade.

Como seria de esperar, vários utilizadores criticaram a atitude de Alessandra Strutzel que, depois das reações negativas que recebeu, apagou a publicação original e divulgou um comunicado onde se desculpava.

Neto de Lula da Silva morre aos 7 anos
Neto de Lula da Silva morre aos 7 anos
Ver artigo

“Espero que me desculpem. Quero que todos saibam que eu jamais iria comemorar a morte de uma pessoa, muito menos a morte de uma criança. Com a postagem que fiz, eu só queria saber como as pessoas reagiriam, mas agora eu sei que fiz isso de uma forma muito infeliz. Fico contente que a reação tenha sido negativa, porque isso mostra que as pessoas não perderam a sensibilidade. Mas fico triste porque mesmo as pessoas que me conhecem tenham achado de verdade que eu seria capaz de um mal sentimento”, escreveu nas redes sociais.

Uma das capturas de ecrã que surgiu na internet depois da bloguer ter apagado a publicação original

No entanto, a atitude não convenceu, principalmente porque vieram à tona capturas de ecrã que demonstram que Alessandra Strutzel estava realmente feliz com a morte de Arthur Araújo Lula da Silva. Nas imagens, pode ver-se uma utilizadora da rede social a questionar a blogger sobre a notícia boa de que falava, ao que Alessandra Strutzel respondeu: "Um filho da puta a menos kkkkk”.

A mesma utilizadora que colocou a questão acrescentou que talvez a youtuber não tivesse compreendido o que se tinha passado —“Acho que você não entendeu. Quem morreu foi o neto, uma criança de 7 anos” —, mas não havia qualquer confusão. “Entendi sim. Pensa, iria crescer com exemplo do avô, um filha da puta a menos para roubar nosso país”, concluiu Alessandra Strutzel.