É difícil imaginar um mundo em que as pessoas comunicavam umas com as outras através de cartas, onde o telefone fixo era a única forma de ouvirmos a voz de alguém à distância e onde os faxes, e a possibilidade de enviar um documento em minutos, parecia uma coisa saída do "Regresso ao Futuro".

Se essa era a realidade há 30 anos, hoje as coisas estão muito diferentes: são os telefones, os emails, as mensagens, o FaceTime, o What'sApp, o Messenger, as redes sociais — a lista é interminável. E estar em contacto de uma forma permanente nunca foi tão fácil, seja através de chamadas, mensagens escritas ou até mesmo de voz.

Mas num mundo em que estamos sempre ligados uns aos outros, será que as regras de comunicação também se alteraram? "Assim que as pessoas deixaram de falar cara a cara, a primeira coisa que se perde é a riqueza da comunicação não verbal", afirma James Ivory, professor de comunicação na Virginia Tech, citado pelo "USA Today".

Quer mesmo continuar a dar-se com pessoas que ainda escrevem LOL?
Quer mesmo continuar a dar-se com pessoas que ainda escrevem LOL?
Ver artigo

À mesma publicação, o especialista explica que, devido a essa falta de contacto cara a cara, é natural que os indivíduos "tentem preencher essa lacuna ", utilizando emojis, uma linguagem mais informal e até gifs, uma ótima forma de quebrar o gelo.

O mundo passou de analógico para tecnológico, e há novas regras de comunicação que deve ter em conta nesta era digital, embora não exista propriamente um livro de estilo formal para as mesmas — mas elas estão lá e, se não quiser ser condenado em praça digital, é melhor aprender a segui-las.

E se há sítio onde ninguém tem papas na língua é no Twitter, o que levou o "USA Today" a compilar as 15 mais importantes regras da comunicação nos dias de hoje, das redes sociais às mensagens privadas.

  1. Não faça chamadas de FaceTime do nada. Se quer fazer uma vídeo chamada, ligue ou envie uma mensagem primeiro;
  2. Mensagens somente com uma palavra como "ok" ou "lol" matam uma conversa. Não responda assim, a não ser que não queira falar mais;
  3. Se alguém comenta uma fotografia ou um vídeo que publicou nas redes sociais, deve responder;
  4. A forma como alguém comunica consigo deve ser respeitada. Ou seja, se lhe enviaram um email, deve responder da mesma forma, e evitar fazê-lo com uma chamada, por exemplo;
  5. Não goste das suas publicações. Só o faz parecer estranho aos olhos dos outros;
  6. Não peça likes, comentários ou partilhas;
  7. Não demore horas para responder a algo sem razão aparente;
  8. Não deixe mensagens na caixa de correio;
  9. Se alguém lhe faz várias perguntas numa mensagem de texto, não responda apenas a uma parte da mensagem;
  10. Não publique várias fotos de citações pirosas umas atrás das outras;
  11. Enviar mensagens a dar os parabéns ou a desejar um Feliz Natal é um comportamento perfeitamente aceitável. Não é obrigado a ligar;
  12. Não tenha conversas a dois num chat de grupo. Mais, evite mesmo os chats de grupo e não os crie. Na sua maioria, são chatos e evitáveis;
  13. Nunca dê uma má notícia por mensagem;
  14. Se não lhe responderem a algo, não fique fora de si. Na maioria das vezes, não é um drama assim tão grande;
  15. Se tem tempo para fazer Stories de Instagram ou Snapchats, também tem para responder a mensagens.
Troquei o smartphone por um telemóvel antigo. Só aguentei três dias
Troquei o smartphone por um telemóvel antigo. Só aguentei três dias
Ver artigo