Companhias aéreas admitem que existem câmaras instaladas nos assentos do avião

American Airlines, United Airlines and Singapore Airlines admitem ter instalado câmaras. Mas pode haver mais a fazer o mesmo.

As câmaras estão instaladas no banco da frente, no ecrã que serve de entretenimento

Três das maiores companhias aéreas do mundo admitiram que alguns dos seus aviões têm câmaras instaladas nas costas dos assentos dos passageiros. Nesta espécie de “Big Brother is watching you”, a American Airlines, a United Airlines e a Singapore Airlines foram as três companhias que se chegaram à frente para contar a história, mas existem outras companhias que podem estar a usar a mesma tecnologia.

Na prática, o ecrã que está instalado no banco da frente e que nos permite ter boas horas de filmes, séries, música e jogos, escondem também uma pequena câmara. No entanto, as três companhias admitem que, ainda que o sistema possa ser ativado a qualquer momento, nunca fizeram uso dele.

O alerta foi dado recentemente quando um passageiro da Singapore Airlines publicou uma mensagem no Twitter com a foto daquilo que lhe pareceu ser uma câmara e pediu esclarecimentos à companhia aérea.

Nesta imagem partilhada pelo cliente, é possível ver a câmara instalada no ecrã

James Boyd, porta-voz da Singapore Airlines, explicou que as câmaras estão instaladas em 84 aviões Airbus A350, A380 e nos Boeing 777 e 787. Já o porta-voz da American Airlines adiantou que o sistema faz parte de 82 Boeing 777 e do Airbus A330-200. Ambas explicaram ainda que a instalação do equipamento faz parte do sistema de entretenimento dos fabricantes e que nunca foram utilizadas enquanto sistema de vigilância.

Vitaly Kamluk, o autor da fotografia que incitou à discussão, sugere então que a câmara seja tapada com uma fita adesiva uma vez que, ainda que as companhias admitam que não pretendem usá-las para vigiar os passageiros, facilmente um hacker consegue entrar no sistema e ativá-las.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]