Verão, 15 de agosto, 14 horas. Como está muito sol lá fora e ainda está tudo a fazer a digestão, é tempo de arranjar algo para ocupar aquelas duas horas que faltam para poder voltar a entrar dentro de água. Entre os programas de televisão da tarde, sestas no sofá e maratonas de jogos eletrónicos, há quem prefira tirar tempo para partidas de jogos de tabuleiros ou até de cartas, como o UNO.

O UNO foi criado em 1971 por Merlin Robbins, um barbeiro de Ohio, Estados Unidos. O jogo foi criado após uma discussão entre pai e filho por causa das regras do jogo de cartas Oito Maluco, que tem regras semelhantes às do UNO e tem como objetivo ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão.

Após um investimento de cerca de sete mil euros, os primeiros cinco mil baralhos foram feitos em casa pela família Robbins e pouco depois Merlin Robbins estava a vender o jogo aos seus clientes na barbearia. O sucesso foi tal que a família conseguiu vender o conceito do jogo por cerca de 44 mil euros, recebendo royalties de 9 cêntimos por cada baralho vendido. Em 1992, a marca de brinquedos norte-americana Mattel adquiriu o jogo, passando a vender o UNO em todo o mundo.

Sendo o UNO um jogo bastante popular, são várias as versões e modificações que foram sendo feitas às regras originais. Se umas são versões alternativas e com regras que podem ser encontradas um pouco por toda a internet, há erros que vão passando de boca em boca, associados à preguiça de ler as instruções. Para evitar discussões intermináveis sobre qual as regras oficiais do UNO, a MAGG foi aprender como se joga.

Provavelmente anda a jogar Monopólio com regras que não existem (mas muitos acham que sim)
Provavelmente anda a jogar Monopólio com regras que não existem (mas muitos acham que sim)
Ver artigo

Como se joga ao UNO?

O jogo do UNO pode ser jogado por qualquer pessoa com 7 ou mais anos, embora haja versões do jogo para crianças mais pequenas. O jogo pode juntar um grupo de duas a dez pessoas e é composto por 108 cartas:

  • 19 Cartas azuis, numeradas de 0 a 9;
  • 19 Cartas verdes, numeradas de 0 a 9;
  • 19 Cartas amarelas, numeradas de 0 a 9;
  • 19 Cartas vermelhas, numeradas de 0 a 9;
  • 8 Cartas de inversão de sentido (duas de cada cor);
  • 8 Cartas de +2 (duas de cada cor);
  • 8 Cartas de Pular (duas de cada cor);
  • 4 Cartas de joker para troca de cor;
  • 4 Cartas de joker troca de cor e +4.

O objetivo do UNO é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Para o efeito terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Quando tiver apenas uma carta na mão, deverá gritar “UNO”. O jogo termina quando os jogadores ficarem sem cartas na mão.

Jogo de UNO

Como se começa um jogo do UNO?

O jogo começa com cada jogador a tirar uma carta do baralho, numerada de 0 a 9. Caso tire uma das cartas de ação, coloca essa carta no baralho e volta a tirar outra carta. A pessoa que tirar a carta mais alta fica responsável por baralhar as cartas e dar sete cartas, de face voltada para baixo a cada jogador. A pilha de cartas não distribuída fica ordenada ao lado da mesa, em pilha. O jogo inicia-se tirando uma carta de cima da pilha. De seguida o jogador à esquerda pode dar início ao jogo.

No entanto, caso saia uma carta especial, o jogador à esquerda terá de seguir as regras indicadas na carta. A exceção é para o joker +4. Caso saia esta carta, esta deverá ser reposta no baralho e retirada outra.

Como funcionam as cartas especiais?

Cartas de ação

O UNO diferencia-se de um jogo de cartas normal por ter cinco tipos de cartas de ação. Cada uma destas cartas tem uma função especial no jogo e só pode ser jogada em determinadas circunstâncias. No entanto, é possível acabar o jogo com qualquer uma destas cartas na mão.

Carta joker de troca de cor: Esta carta pode ser jogada a qualquer altura do jogo e por cima de qualquer carta em cima da mesa. Esta carta tem como objetivo alterar a cor que está a ser jogada no momento.

Carta +2: Esta carta obriga a que o jogador seguinte tire mais duas cartas e perca a vez de jogar. Caso o jogador tenha uma carta igual, poderá jogá-la e fazer com que o castigo passe para o jogador seguinte. Caso o jogador seguinte não tenha uma carta destas, perde a vez de jogar e retira da pilha 4 em vez de duas cartas. Esta carta só pode ser jogada caso esteja na mesa uma carta com a mesma cor ou com um símbolo igual.

Carta joker de troca de cor e +4: Esta é a carta mais valiosa do jogo. Pode ser jogada a qualquer altura e por cima de qualquer carta e tem a tripla função de alterar a cor que está a ser jogada no momento, de interditar o jogador seguinte de jogar e de o obrigar a retirar quatro cartas da pilha. No entanto, esta carta só deve ser jogada caso o jogador não tenha nenhuma carta da cor que está a ser jogada no momento da mão — o que é possivelmente uma das regras mais ignoradas de sempre. Caso o jogador “vítima” desta carta peça para ver a mão do jogador que a lançou para a mesa e este tiver uma carta da cor que estava em cima da mesa, é ele quem tem de tirar seis cartas da pilha.

Carta Pular: Esta carta interdita o jogador seguinte de jogar. Mesmo que o jogador tenha uma carta igual a esta na mão, terá de cumprir o castigo. Esta carta só pode ser jogada caso esteja na mesa uma carta com a mesma cor ou com um símbolo igual.

Carta Inversão do sentido: Esta carta troca o sentido do jogo. Caso deseje (e tenha a carta na mão), o jogador seguinte poderá voltar a inverter o sentido do jogo. Esta carta só pode ser jogada caso esteja na mesa uma carta com a mesma cor ou com um símbolo igual.

14 brinquedos da sua infância que podem valer (muito) dinheiro
14 brinquedos da sua infância que podem valer (muito) dinheiro
Ver artigo

Sabia que tem de contar os pontos?

O UNO tem um sistema de pontos que pode ser aplicado de duas maneiras diferentes. A primeira maneira acontece quando sai um jogador do jogo. O jogador recebe pontos referentes às cartas que cada jogador ainda na partida tem na mão. De seguida a ronda recomeça, com os jogadores ainda na partida. Após a contagem dos pontos que cada jogador recebeu, vence o jogador que tiver recebido um total de 500 pontos, após todos terem ficado sem cartas na mão.

A outra variação é os pontos serem contados ao longo de cada rodada. Após um jogador ficar sem cartas, vence aquele que tiver menos pontos na mão.

Pontos de cada carta:

Cartas numeradas: conta o valor presente na carta
Carta Pular: 20 pontos
Carta Inversão do sentido: 20 pontos
Carta +2: 20 pontos
Carta joker de troca de cor: 50 pontos
Carta joker de troca de cor e +4: 50 pontos

Sabia que pode jogar UNO a pares?

Tal como na Sueca ou no Peixinho, o UNO pode ser jogado a pares. As regras são as mesmas, mas há alguns detalhes a ter em conta. Em primeiro lugar, os jogadores ficam sentados frente a frente, de forma a não verem o jogo do parceiro. O par vencedor sai do jogo quando um dos jogadores ficar sem cartas na mão.

Verso de cartas UNO

Somos só duas pessoas. Podemos jogar UNO?

Sim, o jogo de UNO pode ser jogado por duas pessoas, no entanto há ajustes que têm de ser feitos. A carta de inversão passa a ter a função da carta “pular”, além disso quando o jogador joga uma carta que impede o jogador seguinte de jogar, este volta jogar.

Que outras regras se deve ter em conta?

São várias as regras que o fazem retirar cartas da pilha como castigo. Caso jogue uma carta que não deva, se esqueça de gritar UNO cada vez que ficar apenas com uma carta na mão ou tente persuadir um dos jogadores a jogar uma carta que o favoreça, terá de tirar duas cartas da pilha.

Outra regra a ter em conta é que durante a sua vez, o jogador pode tirar uma carta da pilha. No entanto, se optar por retirar uma carta, o jogador não poderá mudar de ideias e jogar uma carta que tenha já na mão.

Caso o jogador não tenha cartas na mão correspondentes às que estão na mesa, deverá tirar uma carta da pilha. Caso saia alguma carta correspondente em número ou cor o jogador poderá jogar a carta. O jogador poderá também optar por não utilizar a carta que lhe saiu da pilha, em sorte.

Caso a pilha de cartas termine, o monte de cartas descartadas é virado ao contrário para formar a pilha de cartas. Deixa-se apenas na mesa a última carta que foi jogada antes de se ter virado o monte.

Para que é que servem as cartas brancas?

Cartas Brancas

Alguns baralhos de UNO vêm com cartas brancas. Se há quem pense que são cartas bónus que podem assumir qualquer carta que o jogador precise naquele momento, a verdade é que estas apenas servem para substituir cartas que o dono do baralho tenha perdido. No entanto, as próprias instruções apelam à criatividade dos jogadores para criarem novas regras para estas cartas.