Stanley Donen era um dos poucos sobreviventes da era dourada do cinema musical. Realizou o "Singing in the Rain", título que ninguém consegue ler sem cantarolar, mas também muitos outros filmes emblemáticos. "Um Dia em Nova Iorque", com Gene Kelly e Frank Sinatra, ou "Sete Noivas para Sete Irmãos" são algumas das obras mais conhecidas do realizador que morreu este sábado, 23 de fevereiro, aos 94 anos.

Ainda que nunca tenha ganho um Óscar, recebeu uma estatueta honorária em 1997. Em vésperas de novos prémios entregues pela Academia, a MAGG presta homenagem ao realizador lembrando algumas das curiosidades do seu mais famoso filme — "Singing in the Rain" que conta com uma atriz sem experiência, um ator arrogante e um mito em torno da chuva que cai do céu para a mais famosa cena do filme. Será mesmo uma mistura de água com leite?

1.  Atriz apanhava três autocarros para chegar ao estúdio

Debby Reynolds, a protagonista, só tinha 19 anos na altura das filmagens e ainda morava com os pais. Como a sua casa ficava longe do estúdio, tinha que acordar às 4 da manhã e apanhar três autocarros para não se atrasar. Há relatos de colegas que contam que chegou a dormir nos estúdios.

Já foi escolhido o melhor filme dos últimos 30 anos. Vai ficar surpreendido
Já foi escolhido o melhor filme dos últimos 30 anos. Vai ficar surpreendido
Ver artigo

2. Chuva feita de água com leite

A chuva que aparece no filme enquanto Gene Kelly canta a música "Singin'in the rain" na verdade não é apenas água, mas sim uma mistura de água com leite. Este foi um mito que perdura e que é justificado pela necessidade de se fazer notar a água (transparente) nas imagens. No entanto, Patricia Ward Kelly, que foi casada com Gene Kelly, desmentiu esta ideia anos mais tarde, garantindo que tudo foi feito com recurso a técnicas de edição. Leite ou água, nunca se saberá, mas aquilo que não é mito é que Gene Kelly, depois de horas de gravação debaixo de chuva, acabou doente com febres altas.

3. Debbie Reynolds nunca tinha dançado

A atriz teve três meses para aprender aquilo que era o dia a dia para os outros atores do musical, habituados já a misturar a representação com a dança. Gene Kelly, conhecido por ter uma personalidade intempestiva, chegou a recusar contracenar com a atriz, tendo em conta a sua falta de experiência. No entanto, Debbie teve aulas intensivas com o ator e dançarino Fred Astaire e, no dia das gravações, estava pronta para assumir o papel de protagonista, ainda que anos mais tarde tenha admitido a dificuldades de todo o processo. "As duas coisas mais difíceis que fiz na vida foram dar à luz e o 'Singing in the Rain'".

4. Foram precisos mais de 40 takes para filmar a música "Good Morning"

Quase todas as cenas com coreografia foram gravadas de seguida, sem direito a cortes e edições. Mas esta, em particular, por exigir uma sincronização entre os três atores, foi especialmente exigente. Foram precisos mais de 40 takes, 15 horas de gravação e, no final, a atriz Debbie Reynolds admitiu que tinha os pés a sangrar.

Script to Screen. O site que mostra os guiões dos filmes
Script to Screen. O site que mostra os guiões dos filmes
Ver artigo

5. A censura cortou cenas de dança

Na cena de dança entre Gene Kelly e Cyd Charisse, há um momento em que se nota o corte entre uma cena e outra, ainda que a câmara não se mova. Isto acontece na versão original do filme — que mais tarde foi restaurada — e assume-se que o filme tenha sido alvo de censura. No entanto, esse corte nunca pôde ser analisado com exatidão uma vez que os negativos com a versão original do filme acabaram destruídos num incêndio no museu de fotografia "The George Eastman Museum".