A cada dia que passa, o nosso conhecimento sobre o mundo vai crescendo, ao ponto de nos parecer difícil existirem questões sem resposta, ou realidades sem justificação comprovada cientificamente. Estudados no âmbito da religião, da ciência e da cultura, os sonhos continuam, no entanto, a existir como um dos grandes mistérios da humanidade.

Como e porque surgem os sonhos? Podem ou não ser controlados? Têm significado ou não passam de uma reação ilógica perante a realidade que nos rodeia? Não existindo respostas absolutas para estas perguntas, a sociedade e os seus vários setores vão analisando aquilo que conhecem e tomando partidos.

Lauri Quinn Loewenberg pertence à associação internacional de estudos sobre os sonhos e é uma analista de sonhos. Durante a sua carreira já analisou mais de 50 mil sonhos de pessoas de várias idades, nacionalidades e classes sociais. A psicóloga, que acredita que os sonhos, apesar de inconscientes, se tratam de um reflexo daquilo que somos, esclareceu recentemente ao site “The Cut” porque motivo sonhamos nós com relações passadas — e o que pode isso refletir sobre nós e sobre o nosso ex companheiro.

A psicóloga alerta que sonhar com um antigo relacionamento não significa necessariamente que ainda existam sentimentos ou que o término tenha ficado mal resolvido. “O nosso passado molda aquilo que nós somos no presente. Sonhar com os nossos ex companheiros surge para nos relembrar que, para que os nossos relacionamentos atuais ou futuros sejam saudáveis, devemos deixar de lado a dor e a negatividade”.

“Tudo o que acontece no sonho vai refletir não necessariamente o que está a acontecer entre si e o ex, mas o que está a acontecer consigo próprio”. Pegando em 20 exemplos distintos, Loewenberg analisou alguns dos tipos mais comuns de sonhos que envolvem relações passadas, e explicou o que podem querer dizer sobre nós mesmos.

Conselhos de quem vive uma relação há mais de 10 anos
Conselhos de quem vive uma relação há mais de 10 anos
Ver artigo

1. Sonhar que está apaixonado pelo seu primeiro amor

Neste caso, o “ex não surge como ele próprio, mas sim como uma metáfora daquilo que o primeiro amor representa: excitação, paixão, desejo, ser desejado, esse sentimento maravilhoso”. Devido a esse significado que o nosso subconsciente lhe atribui, o primeiro amor pode surgir quando os relacionamentos atuais estão a entrar numa rotina, ou quando alguém não tem um relacionamento há algum tempo. “O seu subconsciente quer relembrá-lo de como as coisas podem ser”.

2. Sonhar que se discute com o primeiro amor

Diz-se que o primeiro amor nunca se esquece, passem os anos que passarem. Lauri afirma mesmo que podemos ir buscar a figura desta pessoa num momento de maior tensão ou conflito da nossa vida. “Está numa batalha para conseguir amar-se a si próprio? Porque tem raiva de si mesmo? O primeiro amor pode querer dizer que não tem amor próprio nesse momento da sua vida”.

3. Sonhar que se discute com um ex com o qual se tem filhos

O facto de discutir pode anunciar que algo na vida real o incomoda em relação a essa pessoa. Para entender o motivo, a analista aconselha a que se faça uma reflexão entre as emoções que sente durante o sonho. “Por exemplo, se a emoção que sentiu durante o sonho foi raiva, o que é que o irrita na vida real? O seu ex pode irritá-lo constantemente, mas o que é que agora, em particular, o irrita?”.

4. Sonhar que mantém uma relação estável com um ex com o qual tem filhos

“O seu sonho está a tentar ajudá-lo a manter uma relação decente pelo bem das crianças”. A especialista diz ainda que esta vontade inconsciente de manter uma relação saudável com o pai ou mãe dos filhos pode levar a outro tipo de sonhos — como relações sexuais ou uma relação amorosa.

5. Sonhar com um relacionamento que acabou recentemente

Existe neste sonho uma vontade do subconsciente em ajudá-lo a ultrapassar o término da relação. “Como foi a separação? Está agarrado à esperança? Está feliz fora do relacionamento ou gostaria que não tivesse terminado?”, são algumas das perguntas que devemos fazer, segundo Lauri Quinn.

6. De volta a um relacionamento tóxico

Loewenberg afirma que sonhar sobre reatar uma relação pouco saudável tem sempre o mesmo raciocínio. Para exemplificar, a especialista recorre a um caso de relacionamento fisicamente abusivo. Em casos de violência doméstica contra as mulheres, elas “sonharão que ainda estão a sofrer abusos. É um trauma”.

Falar com um terapeuta surge como a solução mais indicada para ultrapassar este tipo de relacionamentos, bem como refletir sobre o porquê deste tipo de sonhos continuarem a surgir. “Ainda se está a culpabilizar por ter estado nesse relacionamento por tanto tempo? Normalmente as mulheres que se envolvem nesse tipo de relações permanecem nelas demasiado tempo e ficam assustadas, não sabem o que fazer. Após conseguirem sair dessa situação, culpabilizam-se”.

7. Sexo com alguém com quem teve um relacionamento tóxico

Ao contrário do que circula no senso comum, partilhar momentos íntimos com um ex em sonhos não significa necessariamente que exista um desejo consciente de que isso aconteça. Lauri explica que, caso exista ainda um desejo de reatar com essa pessoa, é necessário tentar afastar esses sentimentos. Caso as coisas estejam plenamente resolvidas, o sonho é uma confirmação disso mesmo. “Você não está mais irritado. Perdoa e aceitou o relacionamento como parte de si, do seu passado e uma lição aprendida. Desenvolveu uma atitude saudável em relação a isso”.

Os principais desafios num relacionamento consoante a idade do casal
Os principais desafios num relacionamento consoante a idade do casal
Ver artigo

8. Sonhar que um ex o está a rejeitar

Apesar de ser um sonho, Lauri não tem dúvidas de que este pode ser um sinal do inconsciente para voltar à realidade. “Se ele diz ‘eu não te quero de volta’, mas você quer a pessoa de volta, isto é o sonho a tentar ajudá-lo a voltar à realidade. Olhe para o sonho como uma conversa consigo próprio”.

9. Relembrar o hábito mais irritante

Este sonho pode ser um mau sinal, não só no que diz respeito a uma relação passada, mas principalmente ao tipo de relacionamentos que se vive no momento atual. “O seu subconsciente não esquece nada – armazena tudo. Se está envolvido com alguém que é demasiado para si, como alguém também o foi no passado, então o seu subconsciente vai querer relembrá-lo disso”

10. Sonhar romanticamente com alguém com quem nunca se teve um verdadeiro relacionamento

Ter um sonho romântico com um antigo amor pode estar diretamente relacionado com algum aspeto daquela pessoa que nos marcou. “O que você mais recorda no que diz respeito à personalidade da pessoa ou ao tempo que passaram juntos? O que lhe vier à cabeça é o motivo desse sonho”.

11. Sonhar que está a confrontar  uma pessoa que o rejeitou

“Está a expressar frustração, deceção e raiva em relação a essa pessoa através do sonho porque não conseguiu fazê-lo na vida real. É uma espécie de libertação”. Através deste exemplo, a analista explica ainda que os sonhos podem funcionar como uma espécie de preparação para a vida real. “Eles colocam-nos em cenários muito realistas para nos prepararmos para algo que possa acontecer novamente”.

12. Sonhar que se mantém um relacionamento com alguém que nos rejeitou

Segundo a analista, este tipo de sonhos ocorre quando a nossa mente está a tentar “ajudar-nos a reconciliarmo-nos com ele”. “Num grau menor, isto não é muito diferente de quando as pessoas estão em relacionamentos abusivos e sonham que estão novamente numa relação com os seus agressores”.

13. Sonhar que o ex termina o relacionamento de novo

Para entender este sonho, Lauri Quinn considera o tempo fundamental. “Se o término foi recente, então ainda está a tentar lidar com isso. Não está ultrapassado”. No caso de o relacionamento já ter terminado há mais tempo, é importante tentar refletir em questões como “o que está acontecer na minha vida neste momento que me faz pensar assim? Porque é que me sinto novamente rejeitado agora?”

14. Sonhar que um ex quer reatar a relação

Loewenberg alerta que este tipo de sonho está relacionado com uma vontade pessoal, e que não se trata de um indicador de que a outra pessoa tenha qualquer intenção de reatar a relação. “É isso que você quer. É a exploração de algo que você esperava que fosse uma possibilidade”.

Porque é que é tão fácil voltarmos para um ex?
Porque é que é tão fácil voltarmos para um ex?
Ver artigo

15. Sonhar com uma situação de perigo, em que tentamos salvar o ex

Por muito tensos que sejam os momentos em que uma relação termina, a verdade é que existem sempre boas memórias que podem ser guardadas. Este tipo de sonhos associam-se a isso mesmo. “Isto pode querer dizer que existe algo nesse relacionamento – alguma lição – que deve ser guardada”, esclarece, “ou talvez algo que se ganhou com essa relação.”

16. Sonhar com uma situação de perigo, em que não tentamos salvar o ex

O perigo que a pessoa estaria a passar é associado à “nossa própria psique, que está a querer pôr fim a algo a que ainda estamos agarrados”. Loewenberg interpreta este tipo de sonhos como um “bom sinal”, indicando que se está a conseguir ultrapassar a dor de uma rejeição.

17. Ex tenta assassiná-lo

“A morte num sonho está associada a términos ou mudanças”. Na perspetiva de Lauri, devemos refletir sobre a possibilidade deste antigo relacionamento ter transformado algo em nós. “Isto abalou o seu espírito? Abalou a sua capacidade de confiar? Abalou a sua confiança? O que é que este relacionamento matou em si mesmo? E como pode trazer isso de volta?”.

18. Tentar assassinar o ex

A este tipo de sonhos estão associados sentimentos de frustração ou ressentimento. No entanto, pode ser olhado como um sinal de que se está a “matar os sentimentos negativos, de modo a que o próximo relacionamento ou até mesmo o relacionamento atual possam manter-se”.

19. Sonhar que o ex está num relacionamento com outra pessoa

Sonharmos que fomos substituídos por outra pessoa é frequentemente associado a algo negativo, como se não tivéssemos ultrapassado totalmente a relação. No entanto, apesar de não negar a possibilidade de este tipo de sonho ser um sinal de que estamos demasiado focados numa relação passada, Loewenberg afirma que pode existir também um lado positivo. “O lado mais saudável é que está a começar a saber lidar com o facto de o seu ex ter uma vida depois de si (…) por isso, deve olhar para o sonho como um sinal de que também precisa de ter uma vida depois dele.”

20. Sonhar que passa tempo com o ex e a sua família

Lauri compara este retorno aos momentos familiares com o vício do tabaco. “É algo a que se estava acostumado, uma rotina, um conforto que já não existe. O seu subconsciente pergunta-se o que aconteceu a essa rotina. Este tipo de sonho desaparece com o passar do tempo, e a pessoa começa a acostumar-se a não estar constantemente numa relação.”

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.