Em setembro do ano passado, Stephan Pastis recebeu uma chamada da mulher: Edee, a sua cadela diagnosticada com cancro, estava em sofrimento e os veterinários recomendaram que fosse abatida. A quase 1.300 quilómetros de casa — o cartonista estava em Phoenix, a visitar o pai com Alzheimer, mas vivia no norte da Califórnia —, Pastis entrou num café e escreveu as seguintes palavras: "Mandámos abater o nosso cão na quarta-feira".

Stephan não conseguiu despedir-se de Edee, um cão da raça English Springer Spaniel que tinha sido o seu único animal de estimação. Como forma de fazer o luto, o norte-americano decidiu prestar-lhe homenagem através daquilo que sabia fazer melhor: desenhar. 

Autor da tira de banda desenhada "Pearls Before Swine", extremamente popular nos Estados Unidos e que coloca emoções humanas em animais como um porco inocente e um rato egoísta, Stephan abriu o coração. Escreveu  que Edee tinha cancro, que era tão doce que “até as crianças que tinham medo de cães a acarinhavam”. Acrescentou que a cadela o “protegia” de esquilos e patos, enquanto trabalhava no seu estúdio em Santa Rosa, e que ficou “mágoa” nos corações da família, incluindo o da sua mulher, do filho de 21 anos e da filha de 17.

Apesar de ser normal os cartonistas pegarem em eventos da sua vida para se inspirarem, a maioria não partilha diretamente experiências através do seu trabalho. Mas naquele dia Stephan decidiu fazê-lo. "Eu recorro sempre à minha criatividade para lidar com a vida", disse ao "The Washington Post".

A homenagem de um cartonista à sua cadela que morreu de cancro

A pureza da tira que presta homenagem à sua cadela foi publicada em dezembro e chamou a atenção de muitos dos seus fãs.

Cão também recebeu diploma de honra na cerimónia de formatura da dona
Cão também recebeu diploma de honra na cerimónia de formatura da dona
Ver artigo

Centenas de leitores contactaram Pastis, dando-lhe apoio. A tira de Edee foi a mais comentada no site GoComics.com de 2018, com quase 500 comentários e 1.200 likes. Um dos fãs do trabalho do cartonista comentou: "A sua história em quadrinhos é muito difícil de ler. Eu posso dizer porque meus olhos estão a começar a suar." Alguns leitores ofereceram agradecimentos e condolências, e falaram sobre a vida após a morte de um animal de estimação. Noutro comentário podia ler-se: "Às vezes os melhores quadrinhos são os tristes."

Edee fez parte da família durante cerca de seis anos

O cartonista tocou muitos leitores em 2003, quando criou uma história de quadrinhos de partir o coração, depois de assistir a uma reportagem sobre um ataque a um autocarro em Jerusalém, que matou seis crianças. Stephan Pastis ficou especialmente conhecido em 2012 quando, numa tira comovente intitulada “Pérolas”, elogiou o seu sogro.