Subir o Monte Everest já não é fácil e se pelo caminho for tropeçando em toneladas de lixo, a dificuldade é ainda maior. E essa é a realidade atual.

Realidade essa que levou as autoridades chinesas a fechar parte do Monte Everest para os visitantes que não tenham licença. O objetivo é limpar a grande quantidade de lixo acumulado ao logo dos anos e deixado por quem lá passa. Em 2017 já foi feita uma limpeza em que recolheram mais de oito toneladas de lixo, incluindo fezes humanas e equipamento de escalada.

Esta necessidade de limpeza surge na sequência do aumento significativo de visitantes nesta que é a montanha mais alta do mundo. É possível chegar à zona de acampamento na China de carro, enquanto que no Nepal implica duas semanas de caminhada.

Jardim Zoológico amputa garras de uma leoa para os visitantes brincarem com ela
Jardim Zoológico amputa garras de uma leoa para os visitantes brincarem com ela
Ver artigo

No Nepal, os organizadores das expedições já começaram a entregar sacos do lixo grandes aos alpinistas que vão na primavera para que estes possam também ir recolhendo o lixo.

Além de em janeiro já ter sido anunciado que o número de alpinistas por ano ficaria reduzido a 300, a zona de acampamento do Everest no Tibete ficará ainda fechada por tempo indeterminado, fazendo com que os visitantes só possam subir até aos 5.200 metros.