"Aquaman" estreou em Portugal a 13 de dezembro de 2018. O filme de James Wan conta a história de Arthur Curry, metade humano, metade de Atlantis, que embarca numa grande viagem. A aventura leva-o a aceitar a sua verdadeira identidade, mas também o obriga a descobrir se é inteiramente digno de cumprir o seu próprio destino: tornar-se rei.

O filme tem sido alvo de algumas críticas, como ser estereotipado e estar cheio de "efeitos especiais megalomaníacos". O realizador James Cameron acrescentou mais uma: "Aquaman" é irrealista. Quando questionado sobre a sua reação ao filme, o cineasta de 64 anos disse que era "muito divertido", mas enfatizou como a abordagem de Wan para filmar cenas subaquáticas era diferente da dele nas sequências de "Avatar".

Numa entrevista ao site "Yahoo" esta terça-feira, 12 de fevereiro, para promover "Alita: Anjo de Combate", o cineasta disse que a sua abordagem para cenas subaquáticas é enaltecer o realismo, quando se trata da fisicalidade de estar debaixo de água, o que significa que "Avatar 2" não será nada como "Aquaman" de James Wan. 

Na entrevista, James Cameron revelou que estava incomodado com a capacidade da personagem principal, interpretada pelo ator Jason Momoa, nadar sem chutar as pernas.

Segundo o "The Independent", Cameron disse também que este seria um filme que “nunca poderia ter feito, porque requer uma total desconexão onírica de qualquer noção de física ou realidade. Passa-se algures num lugar entre uma paisagem mítica grega e uma paisagem de conto de fadas."

O realizador vai mais longe, mostrando-se confuso pelo facto de, no filme, as pessoas simplesmente se aproximarem debaixo de água, impulsionando-se mentalmente. James Cameron explica que passou "milhares de horas debaixo de água", o que o torna "muito literal" no que diz respeito à sua subaquática. "Precisa de parecer real".

Para além de ter dirigido anteriormente "O Abismo" e "Titanic", as próximas sequências de Avatar do cineasta estão preparadas para apresentar sequências subaquáticas. James Cameron foi pioneiro em técnicas de filmagem nunca antes vistas para capturar o sentimento submarino de forma adequada.  

Vem aí uma paródia ao Fyre, o festival falhado que cobrava 65 mil euros por bilhete
Vem aí uma paródia ao Fyre, o festival falhado que cobrava 65 mil euros por bilhete
Ver artigo

O realizador acrescentou ainda, sobre “Aquaman", que o filme "não nos ajuda com os nossos problemas de  entender realmente o oceano, explorá-lo e preservá-lo, embora tenham sido utilizadas algumas coisas como baleias, para nos fazer lembrar de que estamos a usar o oceano como um depósito de lixo." No entanto, aplaude o filme por mostrar essa realidade.

Sobre "Avatar 2", James Cameron diz que estão a ser feitas muitas cenas debaixo de água, que vão ter "uma sensação muito diferente" de "Aquaman". Para já ainda não foram divulgadas imagens que revelem exatamente como será este mundo