No momento em que este artigo começou a ser escrito, faltavam cinco dias, três horas, 52 minutos e 14 segundos para a próxima super lua. Já falta pouco, portanto: a 19 de fevereiro, vai poder voltar a ver uma lua muito maior e mais brilhante. É tudo uma ilusão ótica na verdade, mas a beleza do fenómeno ninguém lhe tira.

A super lua acontece com uma lua nova ou lua cheia (neste caso será cheia), que fica mais próxima da Terra em determinado momento do ano. Quando isto acontece, a lua parece muito maior e mais brilhante. A super lua de 19 de fevereiro vai ser a mais favorável para observação de 2019, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa. Portanto, esta super lua vai superar a que vimos a 21 de janeiro e a que vamos ver a 28 de setembro.

Lua de Sangue. 9 sítios para observar o eclipse lunar total
Lua de Sangue. 9 sítios para observar o eclipse lunar total
Ver artigo

Se as condições meteorológicas o permitirem, a melhor altura para observar a super lua será no momento do nascimento da lua — em Lisboa pelas 18h17, Porto pelas 18h10, Funchal pelas 18h58 e Ponta Delgada pelas 18h28. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a lua vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante.