Parece brincadeira, talvez uma piada arrojada ou uma estratégia de marketing mais inovadora. Parece, é verdade, mas não é: a casa italiana Gucci está (mesmo) a vender uns ténis para homem com manchas e marcas de desgaste por 770€.

O par de ténis de couro modelo Screener são uma referência "old school" e foi "influenciado por treinadores clássicos dos anos 70", explica a marca no site. O modelo apresenta um "efeito vintage" e é de couro esbranquiçado.

Desde que foram postos à venda online, os ténis têm sido ridicularizados nas redes sociais. "Tenho alguns pares manchados imundos como este, abandonados no jardim", disse um utilizador. Outro classificou-os como "nojentos", outro ainda escreveu: "Eles são imundos. Não acho que muitos fashionistas gostassem de gastar tanto em algo que parece ter sido deitado fora há 20 anos".

A marca tem ainda à venda outro par de ténis, com o mesmo preço elevado. Os ténis de couro Rhyton foram desenhados para parecerem sujos, com o "efeito vintage" da marca.

Modelo está à venda por 699€

No ano passado, a marca de luxo Golden Goose foi acusada de "glorificar a pobreza" por vender um par de ténis desenhado para parecer desgastado com um pedaço de "fita" supostamente a segurar os sapatos. O preço? 378€.

As reações aos ténis sujos da Gucci surgem apenas semanas depois de a marca de luxo ter enfrentado outra polémica, com a venda de uma sweatshirt preta, que muitos viram como sendo racista.

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Segundo o "Insider", o diretor criativo da marca quebrou o silêncio sobre o sweatshirt, terça-feira, 12 de fevereiro, ao dizer que o racismo nunca foi a sua intenção. Alessandro Michele disse que assume "responsabilidade total" pela sweatshirt , que foi retirada na semana passada do mercado.